Quantas Marcas Abordaram Você Hoje?

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Vivemos em uma selva de signos

Em um dia comum, você normalmente entra em contato com cerca de 1.500 produtos com marca registrada. Se for ao supermercado, serão 35.000! (Lovemarks, Kevin Roberts).

Fransesc Petit, fundador da DPZ, e um dos principais diretores de arte da história da propaganda brasileira disse: “Vivemos em uma “selva” de signos, símbolos e tipos”. 

Eis uma grande verdade, afinal quantas marcas existem por aí, considerando desde o nosso café da manhã até o anoitecer, somos abordados por várias marcas de empresas de todos os tamanhos e de todos os tipos. 

Quando acordamos muito provavelmente somos abordados pela marca do nosso celular. E logo depois,  somos abordados por outras marcas de:  pasta dental,  batom, lâmina de barbear, loção pós barba, creme hidratante, sabonete, shampoo, condicionador, creme de pentear, perfume, chinelo, toalha, lingerie, vestuário, calçado, telejornal, café, torradeira, geladeira, manteiga e até algumas frutas.

E a abordagem continua quando saímos de casa, com os carros, o programa de rádio, a padaria, a farmácia, os outdoors, as gondolas de supermercado, a internet etc… 

Economia da Atenção

Estamos em uma era que podemos chamar de Economia da Atenção.   Esse é um contexto onde todas as marcas desejam conquistar a atenção do consumidor,  em diversos lugares possíveis, seja em propagandas nas gôndolas do supermercado, nos anúncios de televisão, nas rádios, nas revistas, em banners digitais, nas narrativas das celebridades ou simplesmente nas embalagens dentro de casa.

Todos nós, indistintamente, temos contato com alguma forma de marketing (e de marcas) ao longo do dia. E isso acontece porque vivemos em um cenário altamente competitivo e globalizado, no qual as empresas precisam se destacar perante a concorrência para conseguir a atenção e fidelidade do consumidor.

O Marketing é o Aliado das Marcas

O marketing é o maior aliado das empresas e marcas, na medida em que ele entrega  valor agregado ao cliente em forma de satisfação de suas necessidades, expectativas e desejos. Mas sabe por que isso acontece?

A resposta é que as marcas fazem parte da nossa vida e do nosso cotidiano. Não vivemos sem elas. Através delas tomamos decisões e fazemos escolhas. Criamos referências e fazemos indicações e comparações. Imagine a compra de um produto que você nunca usou. Você provavelmente irá perguntar a alguém se já comprou e que marca usou. Imagine um remédio genérico, você comprará de qualquer laboratório ou irá sondar com alguém que conheça? E as marcas sabem disso.

O Consumidor é o Centro da Comunicação

O consumidor nos dias de hoje, tornou-se o centro da comunicação pois, ele é autor e consumidor ao mesmo tempo. Ele compra e influencia outras pessoas a comprarem marcas e produtos. Os consumidores definitivamente detém o controle do mercado, e do que será consumindo. Dessa forma, o seu  comportamento modifica o mercado.  Por isso a sua atenção é o objetivo primordial das marcas.

As marcas ao investirem tanto em sua presença na mídia e em suas abordagens, podem ser delicadas ou agressivas, românticas ou irreverentes. Cada uma tem o seu perfil. Mas todas tem um único objetivo:  Chamar  sua atenção!

E então me responde, você é capaz de contar quantas marcas abordaram você hoje?

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         Referências:

  1. Lovemarks – O Futuro Além das Marcas (Kevin Roberts).
  2. A Marca (Francesc Petiti).

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