O que as Marcas Brasileiras estão fazendo em tempos de Coronavírus

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O que as marcas brasileiras estão fazendo em tempos de Coronavírus.

O que as marcas brasileiras estão fazendo em tempos de coronavírus é um assunto que tenho pensado muito ultimamente. A atual pandemia de coronavírus está impactando as estratégias das marcas brasileiras, bem como,  das marcas de todo o mundo. 

As marcas, juntamente com suas agências,  precisaram repensar suas estratégias em um tempo record. Dessa forma, se tem um setor que está trabalhando muito ultimamente é o mercado de comunicação.

Mas quero demonstrar aqui o engajamento de algumas marcas brasileiras e o quanto nossos empreendedores são criativos, nesse momento tão difícil e desafiante para todos nós.

Muitas marcas brasileiras definitivamente,   foram obrigadas a tirar do ar suas campanhas que estavam sendo veiculadas, principalmente aquelas que envolviam ou incentivavam contato físico. Num momento onde simultaneamente,  a recomendação é o isolamento social, sendo assim ficaria no mínimo constrangedor uma marca dizer o contrário em suas campanhas.

As marcas brasileiras  ainda estão se mexendo e repensando suas estratégias e até mesmo o seu posicionamento durante e também pós pandemia, pois o cenário é delicado e ninguém sabe ao certo como ficará.

As marcas precisam agir com responsabilidade bem como,  devem tomar cuidado para não chegar perto de algo que se pareça com oportunismo e, ao mesmo tempo não abandonar a mídia num momento tão difícil deixando parecer ao público uma sensação de indiferença.

Por isso é importante ao menos tentar manter os investimentos em campanhas com discursos relevantes e próximos daquilo que o seu público precisa e quer ouvir.

Campanhas e Doações  

 Hawaianas, Desinchá, Neon.   Havaianas , Desinchá, Neon, para incentivar o distanciamento social e evitar a disseminação do novo coronavírus, o Covid-19, essas marcas unificaram seus conteúdos ao aderirem a campanha #distanciasalva criado por um grupo de publicitários.

Itaú Cultural. Itaú Cultural cria editais de emergência para ajudar e apoiar artistas na crise.

Boticário. O Boticário fez uma campanha de conscientização e também doou 1,7 toneladas de álcool em gel para Curitiba, sua cidade de origem.

Natura. A Natura fez uma campanha de conscientização e ainda  se juntou  à Avon  e fizeram uma doação de 2,8 bilhões de sabonetes para comunidades carentes do Brasil e outros países da América Latina.

Lupo. Lupo,  produziu máscaras que foram doadas para as equipes de saúde e pacientes da Santa Casa de Araraquara. O vídeo é emocionante.

Posto Ipiranga. Campanha de conscientização do Posto Ipiranga “Gente que ajuda!”

Governo Brasileiro. Campanha “juntos somos mais fortes” do governo brasileiro.

Petrobras. A estatal vai doar ao SUS 600 mil testes para diagnóstico do novo coronavírus

Vale. A mineradora anunciou a compra de 5 milhões de kits de testes rápidos para o novo coronavírus.

Lacta. A Lacta doou  mais de meio milhão de ovos de Páscoa para diversas entidades e instituições que atendem a pessoas em vulnerabilidade social. 

Hering. A Hering anunciou em seu instagram, que mobilizou parte de sua produção para fazer uniformes de proteção para os profissionais da saúde. 

Outras marcas internacionais, mas que ajudam o Brasil.

Heineken. A Campanha #brindedobem da HEINEKEN, para ajudar os pequenos bares. Você contribui fazendo uma doação para o seu bar preferido, e quando esse momento passar você vai lá e consome o valor que contribuiu. A Heineken vai dobrar o valor da sua contribuição para o bar.

PSA Peugeot Citroën. A fabricante de veículos de origem francesa vai produzir protetores faciais em sua unidade de Porto Real (RJ). Eles são usados por profissionais da saúde no combate ao coronavírus. 

General Motors. A GM, dona da Chevrolet, líder do mercado automotivo do Brasil, está mapeando os respiradores quebrados do país, e fará uma força-tarefa para reparar os aparelhos

Há inúmeras campanhas de doações espontâneas pelo Brasil afora, e outras tantas campanhas de conscientização, não caberia aqui.

Fica a mensagem de que estamos todos conectados, mais cedo ou mais tarde todos, absolutamente todos seremos impactados.

As marcas com seu alcance, muitas vezes  global, acabam mesmo com toda dificuldade,  tendo a grande responsabilidade de além de comunicar e contar histórias, de conscientizar e educar as pessoas.

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