MARKETING TRADICIONAL E O MARKETING DIGITAL

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 Indo direto ao assunto,  marketing é tudo que envolve a compra, a venda e a negociação de um produto ou serviço no mercado. Sempre com foco em atender as necessidades, os valores  e os desejos dos clientes (Kotler*).  

Levando em consideração os valores da marca, o marketing será o responsável pelo desenvolvimento de um planejamento estratégico.  Esse planejamento determinará as ações e estratégias que irão ORIENTAR  as atividades da marca no mercado em que ela atua.

A área de atuação do marketing é ampla, e ter o apoio de um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, é fundamental e relevante na construção das marcas. Esse planejamento SEMPRE precisa começar com um levantamento de dados e informações. Informações detalhadas sobre produtos e serviços em questão, assim como o público alvo, clientes potenciais, fornecedores e até da concorrência.

O Planejamento Estratégico, que podemos chamar também simplesmente de Plano de Marketing, tem como objetivo:

  • Ajudar a marca a ENCONTRAR o seu público-alvo;
  • Conhecer o COMPORTAMENTO de compra dos clientes;
  • GERAR inspirações (insights) para a área de desenvolvimento de  produtos:
  • Desenvolver ESTRATÉGIAS de vendas junto à área comercial;
  • PROMOVER  produtos e serviços;
  • DIVULGAR  os  benefícios da Marca;
  • Estabelecer uma relação SAUDÁVEL com os clientes;
  • Criar ENGAJAMENTO e INTERATIVIDADE  entre  equipes e colaboradores;
  • Desenvolver estratégias para conquistar RECONHECIMENTO no mercado, seja com fornecedores ou com a própria concorrência.

E o Marketing Digital?  O que mudou?

O FOCO DO TRABALHO DO MARKETING em como atender as necessidades e os desejos dos clientes, continua o mesmo.  A maneira das pessoas interagirem com outras PESSOAS E COM AS MARCAS é que mudou, e mudou muito! A grande mudança foi possível  com A INTERNET E A TECNOLOGIA, que   trouxeram um MUNDO de oportunidades  em CONEXÃO E INTERATIVIDADE.  O marketing  está ACOMPANHANDO essa mudança de cenário,  ampliando o seu ambiente de atuação, para o ambiente digital, por isso o nome MARKETING DIGITAL.

O crescimento dos PONTOS DE CONTATO e das novas ferramentas digitais, demandam estratégias mais elaboradas e muito  mais PERSONALIZADAS. As estratégias de marketing precisam contemplar agora além dos novos formatos de comunicação, as novas ABORDAGENS e quais os públicos estão envolvidos em cada ponto de contato.

O foco do marketing ainda é o mesmo,  criar vínculos com os clientes e agregar valor às marcas. O que mudou foi a  FORMA, o jeito de fazer! Se de um lado,  o consumidor digital pode estar em qualquer lugar do globo, por outro lado,  o consumidor consegue ficar mais informado sobre o que ele deseja mesmo antes de sair de casa!

Além disso expressamos opiniões nas redes sociais, inclusive opiniões sobre as marcas e produtos que compramos,   que passam a ser relevantes no dia a dia das pessoas mais do que as próprias informações que vinham  exclusivamente das marcas.

Por isso o marketing também precisa monitorar o que as pessoas andam falando sobre as marcas no contexto digital, e alinhar as estratégias e ações que ainda serão implementadas.

Quanto mais interatividade e experiência os canais digitais proporcionarem, seja para se informar, fazer amizades, estudar, comprar ou se divertir, mais cresce a necessidade das marcas e do marketing evoluir nesse novo cenário, dinâmico e em plena transformação.

O marketing é uma área de estudos versátil, e na prática, onde houver empreendedorismo, dedicação e criatividade, o marketing estará presente, senão como protagonista mas com um papel muito importante, na árdua busca de um posicionamento e um diferencial de mercado, ajudando e auxiliando você, a construir a sua marca!

 

*Philip Kotler — é considerado o pai do Marketing — conceitua marketing como “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

 

 

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