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MARKETING VIRAL
Você recebe uma mensagem por aplicativo de mensagens, ou então você se depara com uma publicação na internet ou em suas redes sociais, e você acha tão bacana, ou te faz lembrar alguém que, ao ler ou ouvir, vem a vontade, um impulso de compartilhá-la imediatamente.
O IMPULSO DE COMPARTILHAR
O impulso faz você compartilhar, mas ao mesmo tempo várias pessoas também tiveram o mesmo impulso diante da mesma publicação. Dessa forma aquela publicação começa a “bombar na internet” ou “viralizou na internet”.
É um conteúdo geralmente espontâneo, munido de simplicidade, e que gera uma força coletiva muitas vezes sem muita explicação, se tornando uma epidemia na internet, e sua transmissão é quase instantânea pelas redes sociais. E que muitas vezes, mesmo que não pareça, pode se tratar de uma ação de marketing viral.
CARACTERÍSTICAS COMUM DO MARKETING VIRAL
Esse movimento que impulsiona as pessoas a propagar progressivamente, e quase instantaneamente um conteúdo pelas redes sociais, tem algumas características em comum:
- Familiaridade com o assunto ou com a marca envolvida;
- Disposição em compartilhar o que a torna autossustentável;
- Linguagem simples aumentando sua velocidade de propagação;
- Contém elementos de entretenimento ou sensacionalismo;
- Algum ineditismo, novidade e;
- Muitas vezes contém algum tipo de benefício.
O SONHO DAS MARCAS
É um movimento às vezes “espontâneo”, pois, nunca se sabe quando o conteúdo vai de fato “viralizar”, mas às vezes esse movimento é consequência de uma ação de marketing viral muito bem planejada, e alcançando o objetivo, se torna o “sonho alvo” de toda marca.
MARKETING BOCA A BOCA
Desde que o mundo é mundo as pessoas conversam e compartilham suas experiências, novidades e opiniões sobre as mais diversas coisas e situações. Quando conversamos entre os amigos, pessoas conhecidas e expressamos as nossas opiniões, estamos praticando o “marketing boca a boca” (assim é chamado na área de marketing). Dessa forma, o marketing “boca a boca”, assim como o mundo, sempre existiu.
As Marcas utilizam ações de marketing boca a boca
Podemos conversar ainda com os nossos vizinhos, com os colegas da faculdade ou do trabalho, e hoje em dia, é claro, pelas redes sociais. Expressamos nossas opiniões das mais diversas formas, e sem ninguém pedir ou pagar por isso.
Muitas marcas criam ações, especificamente na área de atendimento, com a expectativa de que os clientes comentem espontaneamente com os seus amigos, o quanto foram bem atendidos. E fazemos isso quando somos bem atendidos, não é mesmo? Ações de marketing, com o intuito de propagar o marketing boca a boca, são muito utilizadas pelas marcas, pois confiamos muito mais no que as pessoas falam sobre as marcas, do que o que as próprias marcas falam sobre si mesmas!
Divulgamos marcas, produtos, empresas, notícias para os nossos contatos, que divulgarão para outras pessoas, e assim vai. O marketing boca a boca, é o tipo de marketing, e sem custo, que mais tem credibilidade, que não foi preciso pagar por ele, e ainda é facilmente reconhecido quando acontece…
BUZZ MARKETING
O buzz marketing, vai além do marketing boca a boca.
A melhor estratégia para alcançá-lo é trabalhar com dedicação para desenvolver uma empatia com os clientes e fãs da marca pois, se gostarem do produto ou serviço, além de praticarem o marketing boca a boca, divulgando para os seus amigos e pessoas conhecidas, eles também farão uma “manutenção” das suas divulgações, monitorando as reações das pessoas e interagindo com elas.
Esse movimento de monitoração, e que faz com que a propagação aconteça com mais força e interatividade é chamada de buzz marketing. Que marca não gostaria que seus fãs fizessem um buzz marketing não é?