COMO AS MARCAS PODEM APROVEITAR TÓQUIO 2020 NAS REDES SOCIAIS

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OLIMPÍADAS DE TÓQUIO

Faltam menos de seis meses para as Olimpíadas de Tóquio. A cidade está encerrando os preparativos para os jogos e, com entusiasmo, patrocinadores e outros anunciantes podem esperar testemunhar uma enorme paixão do povo japonês quando se trata de esportes.

A liderança esportiva ajudou a criar esse sentimento.  A recente Copa do Mundo de Rugby no Japão foi um sucesso maior do que o esperado entre a população local. À medida que o torneio prosseguia, vimos o entusiasmo crescer muito nas redes sociais, especialmente no Twitter e no Instagram,  capturando milhões de momentos-chave para  um novo público de rugby.

INCLUSÃO E DIVERSIDADE NA CULTURA JAPONESA

Agora, o Japão está pronto mais uma vez para mostrar o melhor  que o país pode oferecer a uma enorme audiência global. E há várias áreas nas quais as marcas podem se concentrar para melhorar seu apelo autêntico ao povo japonês,  e depois ampliá-lo globalmente.

O Japão é conhecido por sua monocultura, baseada em centenas de anos de tradição. No entanto, isso está evoluindo, e o maior foco na inclusão e diversidade na cultura japonesa é algo em que as marcas ocidentais, que tendem a enfatizar esses valores em sua publicidade nas Olimpíadas, podem construir.

Há um desejo definido entre os consumidores por uma representação mais ampla nas comunicações, demonstrada não apenas na publicidade através de campanhas de marcas como a AIG, que contou com o esquadrão de rugby da Nova Zelândia All Blacks para celebrar a diversidade étnica, mas também com o surgimento de programas de TV tradicionais como Baribara , um programa de variedades sobre pessoas com deficiência.

YOUTUBERS NO JAPÃO

Também vale a pena apreciar a ascensão fenomenal dos YouTubers no Japão, tanto em termos de exibição de programas de TV quanto de endosso de produtos e marcas de uma maneira mais séria. Isso significa que Tóquio pode ser muito diferente das Olimpíadas anteriores para os anunciantes devido à influência significativa dessas personalidades no Japão. 

Alguns dos talentos mais importantes do YouTube incluem Hikakin, Fuwachan e Hajime, e as marcas podem aprender muito com sua abordagem, mesmo que não fechem acordos para trabalhar com elas.

MÍDIAS SOCIAIS NO JAPÃO

As nuances do uso de mídia social no Japão diferem em alguns aspectos dos mercados ocidentais. O Twitter é popular em muitos países, mas no Japão a penetração da plataforma é massiva. Isso, por si só, oferece oportunidades para empresas como a NBC Universal e a BBC – o Twitter dá acesso ao que os japoneses estão falando e ao que estamos reagindo com um alto grau de relevância. 

Seria ótimo ver as emissoras levarem isso a sério, usando o que elas podem ver  no Twitter para fornecer uma análise mais profunda do como e por quê das coisas. É lá que eles compartilham seus pensamentos e reações.

Quando se trata de outras plataformas sociais, nenhuma outra tem a escala do Twitter. Em termos de participação de mercado dos usuários mensais por plataforma social, o Twitter atingiu 35,3% em dezembro, comparado com 24,7% no Facebook e 7,4% no YouTube. O Instagram foi de 5,6%. No entanto, usado em conjunto com o Twitter, o Instagram está se tornando mais popular. E isso leva a mudanças de comportamento durante grandes eventos esportivos.

TWITTER PARA COMPARTILHAR PENSAMENTOS E REAÇÕES

Na Copa do Mundo de futebol de 2018 na Rússia, as pessoas foram ao Twitter para simplesmente compartilhar seus pensamentos e reações. Muitas palavras relacionadas à Copa do Mundo tornaram-se as tendências do Twitter da hora, do dia, ao longo de cada semana do evento.

INSTAGRAM PARA COMPARTILHAR IMAGENS

Na Copa do Mundo de Rugby em 2019,  as pessoas também se concentraram em compartilhar ‘momentos’,  seja com seus amigos enquanto assistiam jogos juntos, no estádio, no pub ou em suas casas. O motivo? A ascensão do Instagram. Nessa plataforma com foco no visual,  as pessoas queriam compartilhar os grandes momentos em que estavam se divertindo com outras pessoas, em vez de compartilhar seus sentimentos e pensamentos em textos.

PLANO DE COMUNICAÇÃO DAS MARCAS PARA AS OLIMPÍADAS

Esta é uma evolução importante no Japão, e o reconhecimento disso pode ser incorporado aos planos de comunicação das marcas para as olimpíadas.  As pessoas não estão apenas focadas na ação na pista ou no campo, elas estão usando as mídias sociais para facilitar também suas interações pessoais.

Tudo isso chega ao coração do Japão durante as Olimpíadas. Temos uma cultura digital à qual muitas pessoas foram expostas apenas recentemente, através da Copa do Mundo de Rugby. Tivemos muitas mudanças, tanto da perspectiva cultural quanto da mídia. Aqueles que tiverem tempo para se envolver com isso serão os mais bem-sucedidos nas Olimpíadas de Tóquio.

Fonte ——-

Este artigo foi originalmente escrito para o The Drum pelo nosso diretor administrativo de Tóquio, Masayuki Tono . 

 

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