O que é Brand Color ?

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O que é Brand Color ?

O que é Brand Color? Esse termo, ao pé da letra significa “cor da marca”.  Quero reforçar nessa matéria, o quanto é importante você escolher as cores certas para sua marca.  Quando você pensar ou planejar a construção da sua marca, aconselho a fazer um estudo de cores.   Mas que cor?     Brand Color é o estudo das cores da sua marca.

Brand Color é uma ferramenta

Esse ferramenta, Brand Color é como construir uma casa. Quando você vai planejar e construir a sua casa, você precisará certamente  de várias ferramentas durante a construção: o próprio projeto da casa já é uma ferramenta, e vai  passando pelos materiais até o acabamento e a decoração.  Construir uma marca pode-se ser comparado a construção de uma casa. Ao construir uma marca você dispõe de várias ferramentas ao longo do caminho. A cor da sua marca, ou o estudo das cores, Brand Color,  é uma das ferramentas mais importantes, sabia disso?

Emoções são involuntárias

Quando você ouve a palavra “amor”, muito provavelmente os seus primeiros pensamentos serão na direção de emoções, sentimentos, enfim, algo que no seu íntimo você associe a palavra amor. É involuntário.

Ao ouvir a palavra “bicicleta”, provavelmente você será levado a pensar em algo no seu íntimo que remeta a esse objeto. pode ser emocional ou não.

Quero dizer que as palavras amor e bicicleta provocam emoções diferentes, provocam pensamentos diferentes.

Emoções são poderosas e involuntárias, e tomamos muitas vezes decisões no momento da emoção. Dificilmente uma pessoa nunca tenha passado por essa situação que acabei de descrever.

As cores ajudam a criar vínculos emocionais

Queremos sempre vender a nossa marca ou o nosso produto da melhor maneira possível, não é mesmo?  Mas, para vender, precisamos fazer com que nossa marca ou produto seja irresistível, afinal queremos criar um desejo de compra nos clientes.

Criar uma conexão emocional do cliente com a nossa marca ou produto é o caminho ideal para atingir o nosso objetivo de vender.

Então atenção: as cores ajudam você a criar um vínculo, uma conexão emocional entre a sua marca ou produto e o seu cliente.

A psicologia das cores

Faber Birren, escritor  e consultor americano, estudou e escreveu extensivamente sobre “psicologia das cores”, que aborda o vínculo entre as cores e nosso estado emocional. “Assim como amor e bicicleta provocam emoções diferentes, as cores também são capazes de provocar emoções diferentes”.

Faber Birren ainda disse: “as mesmas cores tendem a provocar estímulos semelhantes em pessoas completamente diferentes”.

Pablo Picasso um dos maiores artistas da humanidade dizia: “AS CORES TAL COMO OS TRAÇOS,  SEGUEM AS MUDANÇAS DA EMOÇÕES”.

As cores das marcas e você

As cores são capazes de mexer com as nossas emoções e com as nossas percepções sobre alguma coisa. Comece a observar as cores das marcas que cercam você no seu dia a dia e se elas causam alguma sensação em você.

Portanto, as  cores podem influenciar o desempenho da sua marca, as vendas do seu produto. E mais, usar uma cor com frequência ajuda a fortalecer o reconhecimento e a identidade da sua marca. Depois que definir sobre a cor ou sobre um mix de cores para a sua marca,  não é aconselhável mudar toda hora.

É só pensar quando foi a última vez que você viu uma lata da coca-cola que não fosse vermelha, ou um  pássaro do Twitter que não fosse azul celeste?

Algumas marcas acabam lançando novos produtos e alterando as suas cores, a própria coca cola fez isso,  mas é uma marca consolidada há décadas.  Mas para quem está começando um processo de construção de marcas não é aconselhável muitas variáveis em relação à cor. Vai influenciar na fixação da identidade da marca e na memorização dela por parte do seu público.

Cuidado na hora de escolher as cores da sua marca

Um dos primeiros passos na construção de uma marca, sem dúvida é a definição da sua personalidade, o seu posicionamento (como eu quero ser visto)  e os seus objetivos. Quanto às cores, você deve escolher com cuidado, pois elas terão uma influência direta na identidade dela. Deve selecionar as cores de acordo com o seu posicionamento.

Como definir as cores da sua marca

 Mas como definir quais cores funcionarão melhor? Você terá que aprender um pouco sobre as associações emocionais de cada cor, quais emoções cada cor são capazes de despertar nas pessoas.  Existem profissionais especializados em brand color que podem te ajudar nessa missão, e claro as agências de propaganda também fazem esse trabalho.

Utilizar conhecimentos sobre a psicologia das cores nos seus negócios, vão criar um atalho para chegar no coração do seu cliente.    A decisão sobre as cores na sua marca vai impactar diretamente a sua vantagem competitiva. Pense nisso!

Se preferir um vídeo sobre esse assunto acesse AQUI.

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Referências:

https://aberturasimples.com.br/psicologia-das-cores-no-marketing/

https://k2estrategia.digital/a-psicologia-das-cores/

https://www.chiefofdesign.com.br/psicologia-das-cores/

http://www.matildefilmes.com.br/psicologia-das-cores-guia-avancado-para-profissionais/

https://99designs.com.br/blog/tips/branding-colors/

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