O Poder das Cores na sua Marca

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O PODER DAS CORES NA SUA MARCA

Vou demonstrar nessa matéria, um pouco da importância do brand color.

Você já percebeu que somos impactados o tempo todo pelas cores? De manhã ao olhar para o céu já é possível saber: se o céu está azul sinal de tempo bom, se está cinza, logo pensamos: será que vai chover? Ao caminhar pelas ruas somos impactados pelas placas de trânsito geralmente amarelas, as cores do semáforo, os produtos nas prateleiras do supermercado, e assim por todo o dia. Assim sendo, contemplar um estudo de cores no processo de construção das marcas é essencial.

As cores utilizadas em uma marca precisam ter afinidade com perfil da marca e com a identidade dela, devido ao fato de que  é através das cores que o seu público será impactado em um primeiro momento, e então, elas realmente  são capazes de transmitir mensagens sobre quem ela é aos seus clientes. Seja pelo logotipo, produto, embalagem ou promoção.

As cores são capazes de causar sensações e emoções instantaneamente, e elas podem até mesmo, influenciar o nosso comportamento. É só escrever psicologia das cores e dar um “GOOGLE” e você vai ver que existem na internet, várias matérias que tratam especificamente sobre esse assunto. No final dessa matéria você também pode encontrar alguns links sobre esse assunto nas referências.  

Desenvolver uma marca, pensando nas cores, é muito importante pois, elas vão influenciar a percepção que as pessoas tem da sua marca e consequentemente vão influenciar diretamente na decisão de compra do cliente e nos seus negócios. As cores realmente podem mexer com as nossas emoções, seja nos acalmando, nos estimulando ou nos deixando até melancólicos.

COR AMARELA

A cor amarela transmite JOVIALIDADE, AMIZADE, OTIMISMO, ALEGRIA.

O amarelo, é a cor do sol, e por isso uma cor otimista. É muito utilizada para chamar a atenção das pessoas. Por isso predominam nas placas de trânsito e nas marcas de fast food.

Entretanto, a cor também carrega um sentido ambíguo, associada a insatisfação e até falsidade, quando a gente fala “o fulano deu um sorriso amarelo”, e também é associada a desistência: quando dizemos:  “ ah o fulano amarelou”!

COR LARANJA

A cor laranja transmite ENTUSIASMO, DIVERSÃO,  MOVIMENTO, AÇÃO.

Laranja é a cor feliz, muito utilizada em marcas jovens e marcas de entretenimento, como parques de diversão e games.  Sendo assim, é muito convidativa e inspira muito dinamismo. Você já observou aqueles botões, tipo  call-to-action, convidando a gente para se inscrever em alguma página, ou para comprar algo? Então… esses botões no mundo da internet, são sempre laranja!

COR VERMELHA

A cor vermelha  transmite URGÊNCIA, VELOCIDADE, EMPOLGAÇÃO, PAIXÃO, DESEJO.

É uma cor provocativa e que  gera uma curiosidade natural. Ela nunca passa sem ser notada. Sendo assim, chama a atenção em qualquer ambiente.  Além de ser também amplamente utilizada nas marcas das empresas de alimentação, principalmente nas campanhas de vendas, é a favorita das marcas esportivas. Quando a marca não é totalmente vermelha, sempre tem um detalhe em vermelho, principalmente no automobilismo, devido ao fato de que o vermelho é sinônimo de velocidade.

A cor é associada ainda à sensualidade feminina através do batom, do esmalte, do vestido ou do sapato vermelho…

O sangue é vermelho, o fogo é vermelho, por isso a cor é tão estimulante e mexe com as emoções das pessoas. Tanto é que, amor, paixão, raiva, vergonha, nervosismo são associados a essa cor.  Expressões como: “ele ficou vermelho de raiva” ou “vermelho de vergonha” são comuns de a gente ouvir. E as pessoas ficam com o rosto vermelho de verdade…

A COR ROSA

A cor rosa inspira ROMANCE, ENCANTO, CHARME, DOCILIDADE.

As marcas de produtos e serviços de beleza, de brinquedos, de vestuário infantil feminina, de confeitarias e marcas de docerias exploram bastante a cor rosa, e você pode observar essa cor também, frequentemente nas campanhas de divulgação desses produtos.  A cor rosa fica entre o branco e o vermelho, entre a calma e o fogo. Associada ao romantismo, por isso a expressão: “vejo a vida cor de rosa”!

A COR ROXA

A cor roxa ou púrpura  inspira: IMAGINAÇÃO, CRIATIVIDADE, SABEDORIA, MISTÉRIO, LUXO. 

É muito utilizada em clínicas de estética, produtos de beleza e nas marcas de produtos esotéricos, chegando até produtos relacionados à espiritualidade.   A cor é associada ao misticismo, à nobreza, à riqueza e ao luxo.  Talvez porque no Egito antigo era uma cor reservada ao poder. Na Roma antiga era também muito utilizada pelos imperadores, magistrados e posteriormente pelos bispos católicos.

Dessa forma, tudo o que se associa com essa cor é intenso, por isso expressões como “ ficou roxo” de raiva quer dizer que ficou com muita raiva mesmo. Não ficou vermelho, ficou roxo, quer dizer mais ainda!

A COR AZUL

A cor azul inspira: CREDIBILIDADE, PROFISSIONALISMO, QUALIDADE, CALMA, SEGURANÇA, INTEGRIDADE.  

Utilizado em larga escala em marcas corporativas,  bancos, instituições financeiras e em marcas de tecnologia, principalmente em suas identidades visuais. Sendo assim,  transmite a sensação de profissionalismo, o que atrai mais a atenção dos clientes mas, não é por isso que todas as marcas precisam ter esse tom, afinal o azul por ser essa cor tão corporativa e formal pode ser associada a uma cor fria e distante.

Associada a nobreza quando se ouve a expressão “tal pessoa tem sangue azul” ou associada a ordem quando se ouve a expressão “está tudo azul”. Por isso que nenhuma empresa de alimento tem essa cor. Já parou para pensar nisso? Definitivamente o azul não abre o apetite!

 A COR VERDE

A cor verde inspira: SAÚDE, CURA, PROSPERIDADE E MAIS RECENTEMENTE SUSTENTABILIDADE E O ORGÂNICO.

O verde representa obviamente a cor da natureza. O verde evoca relaxamento, e é capaz de criar um efeito harmonizador em qualquer ambiente.  Consequentemente muito utilizada na medicina, em uniformes e roupas de cama e em hospitais e clínicas de saúde, pois dão sensação de calma e tranquilidade aos pacientes.

É associado também ao estilo de vida saudável. As marcas saudáveis, produtos orgânicos, as empresas de reciclagem, e as amplas campanhas de sustentabilidade mundo afora,  estão usando muito essa cor.

O verde é associado a juventude quando ouvimos “a fruta está verde”.  É associado também a aprovação quando ouvimos “o Pedrinho recebeu sinal verde para sair. “

A COR MARROM

A cor marrom inspira o RÚSTICO, O NATURAL, O ACOLHEDOR.

O marrom, junto com o verde, se transformou na cor “eco-friendly” da atualidade.  As marcas de produtos naturais, as empresas de agronegócios usam amplamente a cor marrom e suas nuances.

Na decoração está sendo também muito utilizada nos ambientes rústicos, dando sensação de conforto e segurança pela presença da madeira. Marcas de sabores intensos como o café, a cerveja e o chocolate são também muito bem representadas pela cor marrom.

Por outro lado, é uma cor que infelizmente ainda é associada a sujeira, ao pó, e aos alimentos podres. Quando uma fruta apodrece, geralmente ganham um aspecto marrom.

A COR CINZA

A cor cinza inspira:   TÉDIO, EQUILÍBRIO, SOFISTICAÇÃO.

Cinza é uma cor equilibrada, combina com todas as outras cores, por isso tem um significado de neutralidade.  

Essa cor é muito utilizada no mercado automotivo, e também no mercado de design de interiores onde é usada para neutralizar a decoração de ambientes residenciais e comerciais, dando destaque para as  outras cores.

Muito utilizada em marcas de ciência e tecnologia. E nos próprios produtos tecnológicos. A cor pode ser associada à destruição quando ouvimos a expressão:  “só restaram as cinzas”, ou ao mal tempo: “o céu está cinza”.

A COR PRETA

A cor preta inspira: SOFISTICAÇÃO,  ELEGÂNCIA, FORMALIDADE, PODER.

Utilizada sempre em marcas atemporais, como jornais, revistas ou perfumes. amplamente usada em logotipos, geralmente junto com a cor branca, pois essa combinação transmite o clássico e o profissionalismo.

O preto é sempre muito presente na tipografia de quase todas as marcas, de todos os segmentos pelo mesmo motivo, ele dá o tom profissional da marca.

No mundo fashion não tem quem não conheça o famoso “pretinho básico” de Coco Chanel (1930), até hoje atualíssimo no mundo da moda.

O preto é uma cor utilizada em diversas expressões levando a várias associações.

Segurança: “vai de preto que você não erra”.

Comportamento destrutivo:  “aquele é a ovelha negra da família”.

Clandestino: “comprei no câmbio negro”.

Riqueza:  “ouro negro”, referindo-se a petróleo.

Situação ruim:  “a coisa está preta”.

Veto ou boicote: “você está na minha lista negra”.

 

 

A COR BRANCA

A cor branca inspira INOCÊNCIA, TRANQUILIDADE, PUREZA, LEVEZA, PAZ, ESPERANÇA.

Utilizada frequentemente em muitas marcas do segmento de limpeza, saúde e higiene. Uniforme de médico, até bem pouco tempo atrás era exclusivamente branco, expressando saúde, limpeza, confiança.

Outros segmentos de alimentação, como os restaurantes, usam a cor branca nos uniformes de seus colaboradores pelos mesmos motivos mencionados.

Eu conheci uma funilaria de carros onde os funcionários usavam macacão branco, passando uma imagem de limpeza e organização. Parece um pouco exagerado, mas me remeteu a ideia de uma funilaria limpa e organizada.

Amplamente utilizada em sites e no marketing de uma maneira geral para transmitir harmonia, leveza ou luminosidade quando associada a outras cores. O branco sempre deixa qualquer ambiente mais leve e clean!!

A cor também é associada a várias situações.

Falta de sono: “passei a noite em branco”.

Falta de estudo: “entreguei a prova em branco”.

Organização: “eu quero o preto no branco”.

Paz e trégua: “Levante a bandeira branca”.

Autorização: “dar carta branca”.

 

A COR DOURADA

A cor dourada inspira: RIQUEZA, STATUS, OTIMISMO, SUCESSO, CONFIANÇA.

As marcas de todos os segmentos, acabam um dia usando essa em uma coleção limitada ou um produto especial “premium” associando a status. passando a sensação para o público de que algo valioso.

A cor é frequentemente associada a:

Status em atividades esportivas: a medalha do primeiro lugar ou a taça da copa do mundo serem de ouro.

Fama:  Um cantor famoso tem “a voz de ouro”.

Valor emocional: “eu tenho uma filha que vale ouro”.

Confiança: “tenho uma amiga de ouro”.

O marketing deve ter cautela, pois essa cor é muito utilizada para expressar valor, mas quando é muito valioso pode passar a sensação de algo distante e inatingível.

Estudos mostram que é essencial escolher as cores baseada na personalidade e na identidade da sua marca.  As cores são capazes de transmitir mensagens sobre quem ela é aos seus clientes. Através da embalagem, do logotipo, do produto e claro das campanhas promocionais e de vendas.

Então estude as cores antes de decidir qual cor, ou qual mix de cor,  você vai utilizar na sua marca. Elas são poderosas, e carregam com elas a capacidade de impactar as emoções e as percepções das pessoas. As cores vão influenciar diretamente o coração do seu cliente, vão influenciar inclusive a decisão de compra dele.   

 

 

Referências.

Sobre o efeito das cores no cérebro.

Sobre o efeito das cores no seu brand.

Sobre a psicologia das cores.

 

 

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