8 Passos para Construir a sua Marca na Prática

Tempo de leitura: 4 minutos

Existem livros e cursos para definir o universo branding, ou seja, de como fazer a gestão de uma marca. Através da experiência e das oportunidades que tive de trabalho com atividades de branding, escrevi esse artigo separando, em poucas palavras, ações que considero fundamentais, e práticas, principalmente para quem está começando a construir a sua marca. Espero que gostem!

A Marca

Construir a Marca na prática é um processo nem sempre muito palpável. Afinal, são muitas frentes de trabalho que podem e devem ser desenvolvidas para construir uma marca. A marca é um organismo vivo com personalidade.

 A Marca pode ser o seu Patrimônio

Mas afinal o que é Marca? Marca é tudo o que você faz nos bastidores do seu negócio. Dessa forma, todas as atividades que envolvem a existência do seu produto ou serviço podem ser representadas através de uma marca, ou seja, a marca pode vir a ser o seu patrimônio.

 A sua marca vai representar o seu negócio no mercado. Entretanto para isso acontecer, precisa haver uma gestão dela. Ninguém consegue construir uma marca sem uma gestão, sem um trabalho o qual chamamos de branding.

 Relação entre Posicionamento e Branding

Antes de fazer a gestão, ou seja, antes de começar a fazer o branding do teu negócio, é preciso definir o que é o seu negócio, em termos práticos para que ele serve? Essa definição faz parte do teu posicionamento no mercado. Qual então a razão de existir do teu produto ou serviço?

 Em síntese, o posicionamento é o que você define para a sua marca, para o seu negócio, e branding então, são as atitudes e as ações que você faz, ou que você gerencia, para que o seu negócio chegue ao que você definiu como posicionamento.

 Assim, e após você definir o seu posicionamento, segue abaixo oito passos práticos para você aplicar, que te ajudarão na construção da sua marca:

 1º Passo – Pontos de Contato

Quem são os seus pontos de contato? Quem são as pessoas que você se relaciona no universo do teu negócio? Podemos chamar esses pontos de contato de Stakeholders.

Faça uma lista dos seus pontos de contato, e assim terá uma visão ampla deles: clientes, fornecedores, bancos, prestadores de serviço, escolas, parceiros específicos (que você desenvolveu) etc…

2º. Passo – Meios de Comunicação

Quais são os meios os quais é possível para você se comunicar com os seus pontos de contato? Não é necessário utilizar todos os disponíveis hoje que sabemos são muitos, porém defina quais você dará prioridade: Aplicativos de mensagens (como WhatsApp ou Telegram), telefone, e-mail, redes sociais (quais?) etc…

 3º. Passo – Comportamento do seu cliente

Conhecendo o comportamento e os hábitos dos seus clientes com maior profundidade, você terá mais subsídios para desenvolver futuros produtos ou serviços, e também para produzir campanhas de marketing voltadas a ele.  Dessa forma conheça os lugares onde eles frequentam, marcas que consomem, mídias que utilizam, hobbies preferidos, marca do carro, etc…

 4º. Passo – Conteúdo

 Propagandas e anúncios não funcionam mais como antes. Hoje é preciso conversar com os clientes sobre assuntos e temas que envolvem ao mesmo tempo o seu universo e o interesse deles. Então desenvolva temas pertinentes aos interesses dos seus clientes e que de alguma forma fazem parte do universo do teu negócio ou remetem a ele. Entretanto é bom estar preparado para desenvolver essa conversa em vários formatos: imagens, áudios, textos, vídeos etc…

 5º. Passo – Tom de linguagem

 O tom de linguagem faz parte da personalidade da marca. Pense no teu negócio e assuma uma linguagem pertinente a ele: formal, informal, informativa, descontraída, etc…

 6º. Passo – Consistência

 A consistência nas suas ações e atitudes, em relação ao seu negócio e em relação aos seus pontos de contato vai trazer credibilidade à sua marca. O planejamento ajuda a construir uma consistência nas ações.

 7º. Passo – Frequência

 A frequência da sua marca através dos meios de comunicação vai trazer a ela visibilidade. Mas, de nada adianta uma frequência alta em um curto período de tempo seguida de uma longa ausência. Se organize para manter uma frequência equilibrada, principalmente em suas mídias sociais.

8º. Passo – Experiência

 Ter uma experiência positiva e agradável faz bem a qualquer pessoa, principalmente se essa pessoa for seu cliente. Pesquise as experiências que as empresas que você admira do seu segmento promovem às pessoas, pesquise também os concorrentes e, depois disso use a sua criatividade e crie uma experiência ao seu cliente que é só com você que ele terá. 

 Experiências positivas criam memórias e mesmo que ele não tenha comprado o que você vende, mas tenha tido uma experiência incrível, de quem que ele vai lembrar quando precisar do seu produto ou serviço?

Lembre-se que construir uma marca, com um bom planejamento, poderá fazer com que a sua marca se transforme no seu maior patrimônio no mercado onde você atua.

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