O que é Marketing

Tempo de leitura: 1 minuto

Marketing (ou mercadologia), é a dinâmica de mercado acontecendo na prática!

O MARKETING É UM PROCESSO MULTIFUNCIONAL

É um processo que as empresas com seus produtos, marcas ou serviços utilizam para desenvolver suas estratégias de atuação no mercado em que atua.

É responsabilidade da área de marketing ainda, desenvolver um plano estratégico que orientará todas as ações da empresa de acordo com as estratégias definida.

Esse processo tem início com um levantamento de dados do mercado e, chamado também de diagnóstico,  e leva em consideração, além dos seus produtos e serviços, os seus clientes, fornecedores, sua distribuição, seus valores e sua comunicação.

ATIVIDADES DO MARKETING

O Marketing é aliado do empreendedorismo e da criatividade. Ele estará sempre envolvido na árdua busca de um posicionamento, e um diferencial de mercado,em quaisquer segmento onde atue.

As frentes de trabalho desenvolvidas pelo marketing são amplas:

  •  Divulgação de benefícios e vantagens de serviços;
  • Pesquisa do público alvo e seu comportamento de compra
  • Desenvolvimento de Produtos e seus atributos;
  • Identificação das necessidades e desejos dos consumidores e clientes;
  •  Planejamento de estratégias de vendas e distribuição;
  •  Estabelecer uma relação saudável com clientes;
  •  Criar vínculos, conexões e relacionamento com clientes;
  •  Buscar engajamento e interatividade com colaboradores;
  •  Conquistar reconhecimento de seus parceiros e fornecedores…

Entre tantos outros…


O MARKETING ESTÁ EM NOSSO DIA A DIA

Convivemos com o marketing, e somos bombardeados de informações diariamente através de pesquisas, filmes, aplicativos, outdoor, uniformes, mensagens, revistas, treinamentos, embalagens, experiências relatadas nas redes sociais etc…

Desenvolver um planejamento  de marketing, com foco em resultado, é extremamente relevante para empresas e profissionais que querem se destacar no mercado em que atuam.

Num mundo tão competitivo como o de hoje, como conseguir a atenção do consumidor senão através de estratégias bem planejadas? 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.