Imigrante e Nativo Digital

Tempo de leitura: 2 minutos

Muitas pessoas e mesmo empresas,  estão na fase de transição do mundo analógico para o mundo digital, são chamados de Imigrantes Digitais.

Para os imigrantes digitais, são vários desafios a enfrentar começando a reaprender a se comunicar e interagir com amigos ou clientes de um jeito novo,  através de textos digitais, imagens e áudios nas redes sociais.

Criar novas formas de se relacionar com o mundo digital, e consequentemente suas mudanças, são questões relevantes para os imigrantes digitais, e  demandam organização,  adaptação e muito treino…

Já os Nativos Digitais, como o nome já diz, nasceram digitais, e cresceram cercados pelo mundo digital: games, músicas, vídeos, fotos, mensagens e os poderosos smartphones.  A prática com as ferramentas digitais desde a tenra idade,  a intensa interatividade com grupos de amigos e marcas prediletas,  faz com que os nativos trafeguem com muita tranquilidade nas mais diversas plataformas digitais.

Habilidades como se comunicar, estudar, trabalhar, produzir documentos e conteúdos diversos, e até pesquisar e comprar produtos e serviços, sem o uso de papel ou impressora, é muito comum entre os nativos digitais. 

O acesso a tanto conteúdo, cria uma “intimidade” com o ato de  “aprender fazendo”  impressionante!  Manuais, procedimentos, palestras e instruções que  ensinam o que fazer e como fazer,  definitivamente não fazem parte do seu repertório.  Eles preferem mesmo os tutoriais do YouTube e as lives do Instagram.  Exercem total autonomia em suas decisões de compra no que se refere ao consumo do que consideram suas necessidades básicas e  entretenimento.

Consumidores vorazes de streaming, redes sociais, músicas,  vídeos e games, os nativos digitais, são capazes (de verdade) de aprender coisas e se relacionar com o mundo dessa forma, pois estão CONECTADOS a maior parte do tempo de suas vidas.


Processam informações e realizam múltiplas tarefas (on-line) ao mesmo tempo e com muita velocidade, estão habituados a viverem assim. Desenvolvem muito o hipertexto, que é um jeitão novo de textualizar as coisas. Os conteúdos não são mais fixos ou lineares, agora são pesquisados, consumidos , assimilados e muitas vezes RECONSTRUÍDOS por partes, por associação, e com várias fontes ao mesmo tempo como links, imagens e textos. Criam uma linguagem peculiar.

Imigrantes e Nativos Digitais convivem hoje, além do ambiente familiar, no ambiente profissional, e com respeito e compreensão, a boa convivência é possível e enriquecedora, compartilhando conhecimentos e aproveitando aquilo que cada um tem de melhor para ensinar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *