Plano de Comunicação para a Pequena Empresa em 7 Passos

Plano de Comunicação para a Pequena Empresa em 7 Passos

Tempo de leitura: 5 minutos

PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA A PEQUENA EMPRESA EM  7 PASSOS

Nesse artigo eu vou demonstrar como fazer um plano de comunicação para a pequena empresa em 7 passos.

Primeiramente é necessário levantar alguns dados e informações relevantes com o intuito de obter uma boa visão da tua empresa. E isso alcançaremos nos três primeiros passos.

A VISÃO DA EMPRESA

1º. Passo: Análise de Ações realizadas.

Em primeiro lugar, analise o seu histórico, por um período de pelo menos 6 a 12 meses focando as ações de marketing realizadas. Faça um balanço e separe entre as ações que deram certo, as ações que podem melhorar e aquelas que você não faria de novo.

Compartilhe essas informações com a sua equipe, promovendo a união, e o aprendizado.

2º. Passo: Análise de Clientes.

Posteriormente, analise os clientes. Veja quantos clientes efetivamente compraram por produto, por faturamento, por região e por frequência. Converse com eles para medir a sua satisfação, para o que comprariam de novo e quem indicariam.

Ao mesmo tempo veja quantos clientes foram atendidos ou demonstraram interesse, mas ainda não compraram , converse com eles, veja o que falta para efetivar uma parceria com eles, entenda do que realmente estão precisando e o que você pode fazer por eles.

3º. Passo: Analise Financeira

Logo após analisar as ações e os clientes, analise a sua planilha financeira.

Quando você decidiu empreender, você já sabia a sua planilha financeira, aquela com os seus custos reais, seria o seu guia principal nessa jornada, não é?  Seja muito criterioso para fechar os números da tua empresa do ano anterior, ou do semestre, depende o período que você analisa…  Avalie a viabilidade do teu negócio com números reais, sempre.

Como resultado desses três primeiros passos, ações, clientes e análise financeira, você  terá uma boa visão do teu negócio, mas não está completa ainda para o plano de comunicação.

Para isso você precisa incrementar a sua análise com mais algumas informações.

INCREMENTANDO A ANÁLISE

4º. Passo: Verifique seus Objetivos

Analise os seus objetivos. Nem todos foram alcançados? Sem problemas!! Observe quais foram e quais não foram e foque nos motivos.

Reescreva seus objetivos novamente:  

  • Aumentar portfolio de clientes?
  • Aumentar a quantidade de produtos e serviços por cliente?
  • Otimizar o custo negociando com fornecedores?
  • Lançar mais produtos?

Agora, esses objetivos serão definidos em  em conjunto com a sua equipe, assim como com um plano de ação para guia-los.

5º. Passo: Analise a Concorrência

Você pode fazer uma análise Swot e obter uma visão ampla do seu posicionamento e dos teus concorrentes mais próximos. Tem um artigo aqui sobre esse assunto.

Dessa maneira, os elementos para a sua análise podem ser: Estratégias de Comunicação, Estratégias de Venda, Perfil de Cliente, Preço, Oferta de assistência técnica. Compare e veja onde você se encaixa no mercado.

6º. Passo: Analise os seus Pontos de Contato

Analise todos os pontos de contato que você  utiliza com o seu cliente: mídias digitais, e mail, telefone, WhatsApp, cha… Faça uma lista,  veja quais são mais efetivos, ou da mesma forma, aqueles que dão mais resultado. Verifique também aqueles que porventura não faria falta.

Imediatamente, observe se tem algum que você adicionaria e coloque como meta.

Afinal são tantos que não é possível manter a presença  em todos, mas lembre-se que a partir do momento que você decidir estar presente em algum, é preciso ter foco e atenção, e além de tudo ter frequência. A frequência com qualidade vai trazer a consistência na sua comunicação.

 O PLANO DE COMUNICAÇÃO

Finalmente chegamos ao último passo, que é o próprio plano de comunicação para a sua empresa. Com todas as informações anteriores coletadas e organizadas, vamos ao plano!

7º. Passo: Plano de Comunicação com Cronograma

Agora que você já fez um overview completo da empresa: quais ações valem a pena; quais clientes estão com você e o que você pode fazer para trazer mais clientes; quais os pontos de contato você vai utilizar; disponibilidade financeira avaliada; objetivos definidos; revisão do seu posicionamento no mercado, o que falta para completar? Colocar tudo isso num plano, e com cronograma!  Observe o quadro abaixo:

  • Você escreve seus principais objetivos;
  • Na sequencia escreve quais as ações para alcançar esses objetivos;
  • Determina a disponibilidade de recursos;
  • Os prazos para cada ação acontecer;
  • E finalmente, as pessoas envolvidas, as pessoas responsáveis pela ação.
O CRONOGRAMA É IMPORTANTE

Espelhe o seu plano em um cronograma, pois só assim você conseguirá monitorar, acompanhar e fazer manobras no meio do caminho se for necessário.

O plano de comunicação é fundamental para garantir que as ações desenvolvidas estão de acordo com os objetivos da empresa, e dentro dos prazos estabelecidos por você e sua equipe. Somente dessa forma você ainda terá tempo para administrar algum risco ou algum imprevisto se houver.

Espero que esse artigo tenha ajudado você de alguma forma. Espero o seu feedback nos comentários.

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