Análise SWOT e a Concorrênica

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Mapear a Concorrência

Mapear a concorrência através da análise SWOT só enriquecerá essa análise.  A matriz SWOT é capaz de promover uma visualização dos aspectos fundamentais de uma empresa.

Concorrência Multissetorial

A concorrência nos dias de hoje é dinâmica e multissetorial.  Dessa forma diferentes setores concorrem entre si.  Essa dinâmica  torna o mapeamento da concorrência muito relevante.

Diferentes setores, antes desconectados em relação aos seus produtos ou serviços, acabam criando conexão através de uma concorrência, à partir do momento que o cliente prioriza sua necessidade ou mesmo o seu desejo. Dessa forma, qualquer setor pode em algum momento ser o seu concorrente.

De antemão, um concorrente relevante para todos os setores, são os de tecnologia. Muitas pessoas são capazes de adiar uma viajem ou até mesmo a troca de uma geladeira, para adquirir o smartphone do ano! As crianças deixam de ir ao parque de diversão para jogar vídeo game em casa!

Levar em consideração esse tipo de análise enriquecerá os seus estudos da concorrência e do comportamento do seu cliente. Por outro lado, como se diferenciar nesse contexto?

Matriz SWOT

A análise SWOT ou FOFA (em português) é uma ferramenta de gestão que serve para fazer o planejamento estratégico de empresas e novos projetos. A sigla SWOT significa:

  • Strengths (Forças);
  • Weaknesses (Fraquezas);
  • Opportunities (Oportunidades) e;
  • Threats (Ameaças).

Através de uma matriz de quatro quadrantes você transforma essa análise em uma ferramenta poderosa para identificar a sua posição no mercado de maneira organizada e estruturada.  E você pode utilizá-la simultaneamente, para analisar a sua concorrência e se beneficiar das informações que obter com ela.

Forças e Fraquezas

As Forças e Fraquezas se referem à análise interna, ou seja, pontos positivos (Forças) e negativos (Fraquezas) da empresa ou do projeto que se quer implementar. São fatores que estão sob o controle da empresa e podem ser modificados por ela: local de atuação, estrutura online, conteúdo, mix de produto, preço, promoções, parcerias, equipe, serviços oferecidos, atendimento, carteira de clientes, gestão, produção, criação, etc…

Oportunidades e Ameaças

As oportunidades e ameaças se referem à análise externa, ou seja, pontos positivos (oportunidades) e negativos (ameaças) da empresa.  São fatores que não estão sob o controle da empresa: análise do mercado, concorrência, fornecedores, ambiente político, econômico, social, cultural, etc…

As oportunidades podem demonstrar mudanças no mercado que de alguma forma são positivas para você ou para o seu cliente, por isso a observação deve ser constante.

As ameaças podem trazer um cenário desfavorável em algum aspecto para você ou para a sua empresa. Dessa forma a observação deve ser constante também.

Análise Swot

Analise onde cada aspecto citado acima se encaixa na sua matriz SWOT.   Veja essa matriz como uma ferramenta de gerenciamento:

 

 

Planilha Matriz SWOT
Planilha Matriz SWOT

 

Análise Swot do seu Concorrente

Faça o mesmo com os seus principais concorrentes, ou com algum possível concorrente mesmo sendo de outro setor, e você verá que todos também têm pontos fracos, e então se possível, reforce o que você observou de fraqueza dos seus concorrentes, no seu negócio!

Reforce o seu quadrante de Oportunidades com informações de clientes, afinal eles podem dar bons sinais de para onde o mercado vai andar, pesquise em sites especializados, visite a feiras do setor e negocie com fornecedores.

Mapear a concorrência é uma questão de mentalidade, vai fazer você conhecer melhor o teu próprio negócio.

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