10 Tendências 2020 Marketing Digital

Tempo de leitura: 9 minutos

Olhar para o futuro é importante, nesse mundo cada vez mais veloz do marketing digital; das marcas e;  principalmente das mídias sociais.

As marcas estão criando, não raro, os mesmos tipos de conteúdo. É comum usarem práticas de marketing digital semelhantes, e até quando são recomendadas acabam não raro, fazendo referências aos mesmos “manuais” de influência. As próprias plataformas continuam usando recursos semelhantes. O mundo digital social está cada vez mais homogêneo. 

Grandes marcas como Pepsi, Adidas, TripAdvisor e Old Navy admitiram que investiram demais no lado do desempenho do digital nos últimos anos, em detrimento da construção de suas marcas.

Por outro lado, as pessoas estão clamando o tempo todo por novidades.

O desafio que atinge todas as  marcas hoje é:  como se destacar, fornecer valor e diferenciação reais ao seu público, à medida que o mundo digital social ao seu redor tende para uma homogeneidade.

Uma solução? Algo parecido com uma disrupção.  Desconstruir as “fórmulas” usadas até então, descartar  conteúdo e formato antigos, entender  o que o público realmente deseja, como deseja, quando deseja e, em seguida, entregar isso de maneira ousada, original, criativa e personalizada.

É nesse contexto que me arrisco a escrever  sobre o caminho que as marcas devem percorrer através de 10 tendências de Marketing Digital em 2020, extraídas de conhecimentos adquiridos e pesquisas realizadas.

1        Desintoxicação Digital

Nosso relacionamento com a tecnologia e dispositivos pessoais está se tornando cada vez mais complexo. Não é saudável viver 24 horas com eles,  mas também não se pode viver sem eles. Cresce o número de pessoas que começam a se preocupar com o equilíbrio da experiência digital em suas vidas. No curto prazo até se pode alcançar uma desintoxicação digital mas, a longo prazo, surgirá a necessidade de melhores soluções para gerenciar a sobrecarga de nossas vidas digitais. 

No caminho do aumento da conscientização sobre saúde mental, as pessoas estão começando a adotar uma abordagem mais equilibrada do consumo digital. Isso está sendo defendido não só pelas pessoas mas também pelas marcas e pelas plataformas de mídias sociais.

As plataformas estão procurando se tornar lugares mais saudáveis ​​para se passar o tempo, com ferramentas e iniciativas voltadas para o bem-estar. As marcas também terão a oportunidade de se envolver, seja para incentivar hábitos mais saudáveis ​​entre fãs e seguidores, ou para criar uma cultura firmemente enraizada no bem estar.

2        Influenciadores e Marcas: Limpeza Social

Haverá uma pressão generalizada  das pessoas por autenticidade. Os influenciadores deverão trabalhar no caminho da autenticidade, sem tentativas artificiais e forçadas. Muitos usuários deixaram de seguir aquilo que não os interessam de fato.

Os influenciadores continuaram crescendo mas haverá mudanças. As marcas responderão às pressões de autenticidade com estratégias digitais sociais atualizadas que vão se expressar na sua lista de influenciadores, que será cuidadosamente desenvolvida.  

As marcas irão buscar influenciadores mais comprometidos com o seu negócio e com as suas vendas.  Vão procurar uma parceria de fato, onde ambos possam auferir bons resultados. Por outro lado, os grandes influenciadores baseados apenas em quantidade de likes, começam a serem lavados da consciência de pessoas que antes eram ingênuas o suficiente para se deixarem levar.

3          A explosão do e-commerce

As mídias sociais introduziram o comércio eletrônico em suas plataformas permitindo que as marcas criassem suas lojas on-line, favorecendo ainda mais o crescimento do e_commerce.

Nas plataformas digitais é possível acompanhar a jornada de compra do cliente através do desenvolvimento de segmentação, ações para aquecer o engajamento, prospecção focada em clientes que demonstram sinais de interesse, exposição de conteúdo criativo e personalizado que poderão levar enfim, à ações de compra.

A chegada das Marcas Nativas Digitais também deu um grande impulso ao e_commerce. Pois nasceram para vender direto ao consumidor, sem outra opção senão vender on-line. Como tal, forçou a evolução do nosso comportamento enquanto consumidores, favorecendo a aceitação e a adoção do comércio on-line.

As plataformas digitais, as marcas nativas digitais e a evolução do comportamento de compra, vão abrir um caminho de crescimento exponencial ao e_commerce.

4          Vídeos –  Uma revolução

Utilização de vídeos em absolutamente todas as áreas do marketing digital.  Nos negócios, nas estratégias, nos anúncios.  Todos os gigantes das mídias sociais estão incrementando ou até mesmo mudando radicalmente os seus diversos formatos de conteúdos para formatos de conteúdo baseado em vídeo.

Os vídeos serão mais ricos,  e serão visualizados  em diferentes telas e dispositivos, com conteúdo personalizado. As plataformas digitais serão impulsionadas a evoluir conforme suas audiências esperam, as quais vão correr para utilizar totalmente o potencial do 5G de seus dispositivos de maneiras eficazes e envolventes.

Uma revolução está no horizonte – as pessoas estão mudando à medida que aprende a esperar mais das plataformas digitais,  e essas vão evoluir  para atender às demandas de seu público.

5          Podcast

Muitas empresas já desenvolvem seus conteúdos em podcast para os seus clientes. O podcast é uma ferramenta versátil pois podemos ouvir um áudio enquanto fazemos outras coisas do nosso cotidiano.

Podem ser ouvidos também off-line no momento que a pessoa quiser.

Espera-se um crescimento de marcas, empresas e pessoas desenvolvendo seus conteúdos em podcast.

6          Atenção

A atenção humana tornou-se o ativo  mais importante para as marcas, e por isso, seu principal alvo.

Uma marca para prosperar  deve dedicar-se a estabelecer conexões consistentes e emocionais com os consumidores. As pessoas estão à procura dessas conexões. Elas procuram algo para amar. Suas expectativas são maiores e precisam de um estímulo emocional que as ajude a tomar decisões. Querem outras formas de se conectar a tudo, incluindo as marcas.

As pessoas vão comprar daquelas marcas que derem atenção a elas, marcas que  vão conversar, interagir e se importar com elas. Converse com a sua audiência, dê opiniões, responda todos comentários. Dê atenção exclusiva à sua audiência.

7          Conteúdo Criativo

Conteúdo genuíno, inteligente, criativo, se beneficiarão com essa tendência. O conteúdo das marcas precisa ser capaz de reter e envolver a atenção das pessoas. Fazer uma pessoa consumir o seu conteúdo exige criatividade e ousadia. E acredite, o conteúdo é o “novo anúncio”, e só ele será capaz de envolver o cliente, criar um vínculo e levá-lo às compras. É muito mais do que fazer um anúncio, é fazê-lo vivenciar a sua marca através de seu conteúdo. É se relacionar através de conteúdo. 

Mas antes disso você precisa se perguntar: como eu quero ser visto pela minha audiência? Como as marcas querem ser vistas pelo seu público? O que realmente é possível fazer para criar valor na vida das pessoas e, o que elas podem fazer com a minha ajuda?  

A partir dessas reflexões é que o conteúdo será desenvolvido com mais autenticidade e criatividade. É preciso entender realmente o que as pessoas estão esperando.

8          Profissão Criadores de Conteúdo

A geração de conteúdo se faz presente cada dia mais na realidade das empresas. As agências de marketing, os departamentos de marketing, profissionais autônomos não sobreviverão se não tiverem recursos próprios ou pessoas capacitadas para desenvolverem os seus conteúdos.

Tudo o que vai ser dito ou escrito deve ser pensado e planejado de acordo com a essência e com os objetivos, seja da empesa, da marca, ou de uma pessoa. Dessa forma a profissão Gerador ou Criador de Conteúdo é uma oportunidade, é uma tendência relevante no marketing digital. São profissionais cada dia mais procurados e fundamentais para quem está construindo seu negócio ou para quem quer prosperar no mundo digital.

9          Neuromarketing

 

Segundo Martin Lindstrom, em a Lógica do Consumo, Neuromarketing é a união da ciência com marketing para explicar a forma como o consumidor realmente toma sua decisão de compra.

Um dos maiores desafios hoje, é entender como pensa o consumidor, seja no ponto de venda, ou dentro de um site de compras. Monitorar seu comportamento, interagir e tentar deduzir o que realmente passa pela sua cabeça já é feito há muito tempo.  O que hoje realmente é tendência é investigar como funciona de verdade o cérebro dele. Entender de fato como a sua mente funciona. E através desse conhecimento desenvolver um relacionamento mais consistente com ele.

10        Humanização das Marcas

Criamos vínculos e experiências com as marcas.  Desenvolvemos um relacionamento com elas. Guardamos as lembranças da primeira compra de um produto de uma marca famosa que compramos e admiramos. 

Vivemos num mundo hoje onde as marcas têm o poder de estruturar esse relacionamento conosco através do mundo digital, e acreditamos que essa relação alavanca qualidade na nossa vida, trazem status e ainda  garantem a segurança se algo acontecer com elas, ou com seus produtos.

Mas isso já não é o suficiente, as marcas precisam descer do pedestal onde estão, e viver no mundo real junto com as pessoas, quebrar a hierarquia e se posicionar lado a lado com seus admiradores e fãs.  Apresentar os seus bastidores, o que acontece quando as cortinas do palco são abaixadas. Mostrar o seu lado humano, sincero e real…

Fontes de Pesquisa.

We Are Social

Rejane Toigo

 

 

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