O que os Consumidores esperam das Marcas

Tempo de leitura: 4 minutos

O que os consumidores esperam das marcas no futuro?

o que os consumidores esperam das marcas

O que os consumidores esperam das marcas com a grande acessibilidade que têm as informações é um caminho difícil de ser trilhado.

Estamos na “era do acesso”.

Enquanto consumidores, pesquisamos, estudamos ou compramos, utilizando  vários canais digitais  entre sites, aplicativos ou redes sociais, e tudo ao  mesmo tempo, ou seja, somos Omnichannel.

As marcas sabem o potencial em termos de divulgação e conexões que elas têm com esse consumidor Omnichannel, mas ao mesmo tempo, sabem o trabalho que é chegarem à pessoa certa, no lugar certo, na hora certa.

Por outro lado, os consumidores não esperam nada mais do que serem encontrados exatamente no momento que eles desejam ou que eles precisam.

Muito mais que Preço e Qualidade

mais que preço e qualidade

Cada vez mais, os consumidores procuram marcas com propósitos que promovam alguma mudança positiva na sociedade e no mundo. Se for criar uma conexão, que valha a pena!

A expectativa é encontrar transparência nas marcas, para conhecê-las melhor.

Procuram marcas que promovam a inclusão social; cuide bem dos seus colaboradores; gerem mais empregos; poluam menos o meio ambiente e respeite os animais.

As marcas já sabem que preço e qualidade são requisitos obrigatórios, afinal os consumidores já contam com isso. O diferencial agora é cuidar das pessoas e do mundo.

O Simples é Chique

o simples é chic

Simultaneamente, consumir em excesso já não faz mais parte do cardápio dos consumidores. Desperdício também não.

Todavia, não é só uma questão de comprar mais um sapato novo, é muito mais, é adotar atitudes simples, sem excessos em todas as esferas da vida.  O consumismo está fora de moda.

Chique é ser quem você é. É fazer o que você gosta. E ainda ser sustentável.

Em contrapartida as marcas precisam conhecer muito bem o seu público para conseguir atender esses novos hábitos de comportamento.

Mais qualidade nas conexões

qualidade nas conexões com gente e com marcas

Os consumidores estão filtrando suas conexões, dessa forma estão fazendo um detox em seus relacionamentos digitais, com pessoas e com as marcas.

Querem conexões com mais significado, buscam relações mais sadias e que façam mais sentido na vida delas. Logo, conexões precisam valer a pena.

As marcas começam a priorizar o seu propósito nas suas atitudes, e no seu repertório. Assim, as chances de conexão com esses consumidores serão maiores.

Valorização da experiência na compra online

experiência sensorial

Anteriormente, os consumidores iam às lojas físicas, e lá usufruíam de todos os benefícios do ambiente da marca.

Atualmente, caíram as fronteiras, e podemos comprar em sites, aplicativos ou até mesmo direto da marca.  A recompra acontecerá naquele canal digital que proporcionar a melhor experiência multissensorial de compra. E de entrega também.

As marcas colocaram seus designer e criativos a serviço dessa experiência. O objetivo é encantar o cliente mesmo que seja através de poucos minutos de conexão com ele.

Porém a divulgação da marca ultrapassa os limites físicos, podendo estar em muitos canais ao mesmo tempo.

Lojas Físicas com Criatividade

lojas físicas não vão morrer

Em primeiro lugar, muitos consumidores preferem a loja física pela segurança de não compartilhar seus dados pessoais e de cartão de crédito pela internet.

Em seguida, são consumidores que valorizam a interatividade que há em uma loja física, gostam dessa experiência enquanto compram, e não se importam com transito, ou com a variedade que uma compra online pode proporcionar.

Assim as marcas para atender esses consumidores, precisam traçar algumas estratégias diferenciadas, criativas, e alinhadas com esse comportamento. Lembrando que provavelmente esses consumidores mesmo indo à loja física podem ser tecnológicos.

O atendimento precisa ser humanizado, a loja precisa ter um catalogo digital disponível com todas as opções, devem conter opções de produtos customizados e finalizados com a opinião dele.

A loja poderá ter ainda um QR Code com opções de playlist de músicas. E até a fragrância da marca.

Lojas físicas que também promovam experiências multissensoriais são alternativas competitivas difíceis de ser imitada pelos concorrentes.

 É só usar a criatividade. Pense nisso!

Resumindo o que os consumidores esperam das marcas: transparência, conexão saudável,  propósito, experiência multissensorial e adaptação do ambiente físico.

Muitas outras coisas ainda estão por acontecer, tanto o comportamento dos consumidores como o comportamento das marcas tende a mudar. A dinâmica dessa relação na verdade está em verdadeira transformação.

Precisamos ficar atentos, pense nisso!

Pense nisso!

 

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