Tendências de Comportamento no Brasil Pós Covid 19

Tempo de leitura: 4 minutos

Na tentativa de compreender as transformações que a atual pandemia do novo coronavírus trará na organização da sociedade brasileira, a Mutato lança o estudo “Novo Normal Pós-Covid-19”, que destaca comportamentos sociais,  negócios  e consumo em diferentes segmentos da vida após a pandemia.

O estudo aponta que, assim como acontece em qualquer crise global de saúde, os efeitos da Covid-19 terão três estágios:

SURTO: marcado pelo período de quarentena, medidas de isolamento, crise no sistema de saúde e novos formatos de relações sociais:
RECUPERAÇÃO: contenção da pandemia e redução de casos, aliadas ao surgimento de novas formas de consumo e de responsabilidade social:
NOVO NORMAL: a retomada de novas rotinas com a ressocialização das pessoas.

O estudo faz uma análise sobre “onde estamos” e “para onde vamos”.

O objetivo desse artigo é demonstrar as tendências de   “para onde vamos”.

Mudanças que devem surgir

Economia

Redução de gastos, planejamento financeiro e retorno a um senso  de coletividade (pessoas se ajudando financeiramente ou com mantimentos). A educação financeira ganhará importância.

Trabalho

Revisão das reais necessidades de se manter estruturas físicas, ou parcialmente remotas. O escritório sendo utilizado como uma alternativa, onde as equipes se encontram algumas vezes por semana. Aplicativos de vídeo conferência ganham destaque (Zoom, Google Meet).

Relação entre Consumidores e prestadores de Serviços

A relação entre consumidores e prestadores de serviço deve se manter mais próxima e humana.

Vida Social

Estranhamento na retomada da rotina e desejo de conexão cara-a-cara. Mas a liberação do isolamento social deve acontecer aos poucos, e sem aglomerações. O medo de estar em lugares com outras pessoas, e a preocupação com higiene e limpeza se manterá, trazendo impactos duradouros no convívio social.

Saúde Física

Transformação na forma como as pessoas se exercitam e no que se exercitam.  Atividade física alivia o stress. Práticas de Ioga, Pilates e exercícios funcionais serão predominantes, mesmo entre aqueles que não praticavam atividades físicas.

Saúde Mental

Novos rituais de bem estar serão incorporados no dia a dia das pessoas. Conversar com pessoas próximas e dividir os sentimentos para aliviar a tensão fará parte do dia a dia. Meditação, terapia e uma grande (re)conexão consigo mesmo, com a casa, pets e plantas.

Relacionamentos

Revisão nos relacionamentos e nos formatos de conexão entre as pessoas. É possível que as pessoas questionem cada vez mais o que traz satisfação em suas vidas – e relacionamentos serão (re)avaliados. Além disso, a socialização na esfera digital vai vir a ser além de hábito, uma necessidade.

Educação

Flexibilidade na forma como se ensina e como se aprende. Diminuição na resistência ao EAD (ensino a distancia). Aquisição de novos conhecimentos durante a quarentena fará com que as experiências profissionais sejam repensadas.

Alimentação e Bebida

Comer e cozinhar em casa virou regra, por necessidade ou para passar o tempo. E beber deixou de ser algo apenas social. O famoso “sextou” passou a ser virtual em qualquer dia da semana. Haverá um aumento na preocupação com a boa alimentação e ingestão de bebidas alcóolicas. De qualquer forma o delivery deve permanecer na forma como comprar alimentos.

Compras

A tendência é que os consumidores sigam engajados nas compras a distancia, dessa forma aumentará o número de empresas de entrega (oportunidade) assim como a melhoria dos seus serviços.

Turismo e Transporte

O fim da quarentena vai trazer um desejo de reexplorar o mundo. Com a crise econômica de muitos brasileiros, veremos viagens mais curtas e para destinos mais econômicos. Criação de novos hábitos de higiene nos deslocamentos.

Moda e Beleza

Em meio à pandemia, a rotina de beleza ganha status de autocuidado. A tendência é aumentar os rituais de beleza e ao mesmo tempo usar roupas mais leves e confortáveis. Novas máscaras e tratamentos, corte e pintura de cabelo e uso de maquiagem como forma de expressão e entretenimento. Itens fashion mais confortáveis.  Priorização do above the keyboard dressing: acessórios chamativos na parte de cima e roupas confortáveis na de baixo.

Mídia e Entretenimento

Formatos que unam pessoas e permitam vivências off-line no digital ganharão atenção. Continuidade do aumento do uso de serviços de streaming, videogames, redes sociais e TV. Podemos esperar também que outras áreas da vida social passem a acontecer via streaming e live. Desde, festivais de música, festas, eventos e bares…

O Estudo Mutato

Os resultados completos da análise estão disponíveis na plataforma da agência.

E então, preparados para o Novo Normal??

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