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O Atendimento
Imagine você, ao entrar numa loja e ficar esperando por muito tempo por um atendimento, ou seja, ser praticamente ignorado. Da mesma forma, imagine ser atendido imediatamente por um vendedor ansioso e louco para efetuar uma venda.
São dois extremos em relação a um atendimento, e ambos trarão a você uma experiência negativa. E o que você faz? Grita em alto e bom som que quer ser atendido, ou pede para o vendedor ansioso dar meia volta e ficar bem longe de você?
Em ambos os casos você ainda permanece na loja não é? Mas de acordo com pesquisas, 68% acham que faltou qualificação no atendimento e simplesmente vão embora.
Além disso, entre os fatores mais relevantes para o cliente comprar de novo, 65% relatam que o mais relevante é o atendimento.
A Experiência Positiva
Adotar uma abordagem amigável, através de uma equipe educada e gentil, que conhece a marca que está oferecendo, bem como o produto ou serviço, sempre atrairá mais oportunidades de vendas e de relacionamentos para uma venda futura.
Clientes farão comentários positivos, pois tiveram uma experiência positiva, e voltarão a comprar, pelo simples fato que foram atendidos com gentileza e boa vontade.
Contratar e trabalhar com pessoas genuinamente alegres e de bem com a vida pode fazer toda a diferença na vida dos seus clientes e claro, da sua empresa e dos seus negócios.
O Programa de Treinamento
Desenvolver um programa interno de treinamento deve fazer parte da rotina de qualquer empreendedor, assim como analisar o seu negócio e priorizar as necessidades ou o que é mais urgente. Pode ser nomeado como um programa de endomarketing, e valorizará a imagem da empresa.
Observe o que você mesmo pode ensinar, e o que realmente precisa de algum tipo de capacitação específica, e avalie se você vai aprender para ensinar ou se poderá contratar alguém para fazê-lo.
Por outro lado, se você sentir que não há necessidade de treinamento, não abandone essa ação da mesma forma, analise o que pode ser oferecido sobre algum conteúdo novo e aproveite para gerar melhorias.
O importante é criar um programa de treinamentos, que poderá ser feito por você ou alguém designado para isso, ou até mesmo destinar um investimento dentro do alcance da sua empresa, mesmo que modesto, mas que sejam estáveis.
Criando um programa de treinamento você criará uma cultura interna no longo prazo, dessa forma, capacitando e qualificando o seu time de atendimento, a sua empresa e impactando diretamente os seus clientes.
Atendimento Online
Não existe produto ou serviço, por melhor que seja, que supere um mal atendimento, mesmo que esse atendimento seja online.
Se você vende o seu produto pela internet, jamais subestime o atendimento online pois, nada pior que uma experiência desastrosa em um site de compras. Um site amigável, fácil de navegar, confortável, vibrante, fará com que o cliente se sinta bem atendido e irá motivá-lo a voltar. Um site difícil de navegar, complicado e tedioso, pode afastar até o cliente mais fiel.
Treinamento: um Diferencial no seu Atendimento
Treinamentos sobre os produtos e serviços da empresa, pode ser um diferencial no atendimento. Conhecer o produto e vendê-lo com segurança são fatores positivos em uma abordagem de venda. Gente capacitada tem grandes chances de gerar mais resultado.
Converse e crie relacionamento com o seu time, sobre os processos internos e sobre a concorrência, você verá que existe um mar de informações valiosas bem pertinho de você.
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