Neuromarketing no Supermercado?

Tempo de leitura: 2 minutos

Quem faz compra em supermercado sabe a surpresa que é ao chegar no caixa se a compra foi feita de estômago vazio.

euromarketing no supermercado

Para quem quer comprar apenas o necessário, precisa ir muito bem alimentado na hora das compras…

Estratégias Multissensoriais

Os supermercados usam muitas ações e estratégias multissensoriais para impactar os seus clientes,  imagina então, ir com fome?

As folhas frescas da alface com aquelas bolinhas de água, que parecem que acabaram de ser colhidas. As frutas coloridas e pomposas colocadas na altura certa. Aqueles petiscos picadinhos para quem quiser fazer uma degustação…

Enfim uma infinidade de aromas, cores e sabores plantados em lugares estratégicos “pedindo” pra gente comprar e levar mais. E quanto mais agradável e confortável for o ambiente, mais estamos suscetíveis às compras.

Os aspectos sensoriais podem influenciar nossas atitudes e o nosso comportamento de compra!

A Neurociência é o estudo do comportamento do nosso cérebro. É um estudo científico multidisciplinar, onde várias áreas são envolvidas ao mesmo tempo nos estudos.

A neurociência aplicada ao marketing (NEUROMARKETING) utiliza técnicas para compreender como as pessoas fazem as suas escolhas inconscientemente, principalmente no que diz respeito as suas decisões e comportamento de compra.  

Com a Neurociência foi possível descobrir que somos influenciados emocionalmente em nossas decisões de compra. “A Neurociência permite estudar um comportamento que vai além da vontade consciente das pessoas”. (PACHECO; BARBATO, 2011)”.

Veja esse exemplo (FANTÁSTICO) que trabalhou efeitos sensoriais da audição relacionado ao comportamento de compra num supermercado,  retirado do livro “Em busca de nós mesmos”, do Clovis de Barros e Pedro Calabrez:

Um supermercado colocou nas prateleiras quatro vinhos franceses e quatro vinhos alemães.

Para cada vinho francês, havia um equivalente alemão (em termos de uva, preço e secura/doçura).

Em dias alternados, o supermercado tocou músicas francesas e alemãs.

No dia de música alemã, 73% dos vinhos vendidos foram alemães.

Nos dias de música francesa, 77% dos vinhos vendidos foram franceses.

Após a compra os participantes responderam um questionário que demonstrou que não haviam percebido a influência da música sobre a preferência.

O que você acha?

Será que uma música já influenciou na sua decisão de compra? Conta aqui nos comentários…

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