MARCA PESSOAL – 12 DICAS PARA CONSTRUIR A SUA MARCA PESSOAL

Tempo de leitura: 7 minutos

Se construir a sua marca pessoal ou em inglês personal  brand  é o seu objetivo, essa matéria vai ajudar você a pensar na medida que descreve alguns fatores importantes a serem considerados na gestão dela.

Fatores esses válidos no âmbito profissional ou pessoal, entretanto lembre-se que a sua marca profissional passa de qualquer forma por você, ou seja, pela sua marca pessoal.

1.  Autenticidade 

Deixe que as pessoas ao seu redor te conheçam melhor, deixe que saibam das usas paixões, dos seus interesses, das suas motivações e dos seus desafios. 

É importante organizar as suas ideias, mas valorize sempre o seu jeito de ser, a sua espontaneidade pois, ficar criando personagens poderá mascarar a sua autenticidade e dessa forma, não vai te ajudar muito se o seu objetivo é criar a sua marca pessoal.

2.  Aptidões precisam ser aproveitadas

Aptidão é a disposição de fazer algo com naturalidade, aptidão é aquilo que pertence a você, que nasce com você. Aptidão faz parte da sua personalidade, sendo assim, são coisas que só você sabe fazer!

Use e abuse da sua sensibilidade e da sua curiosidade para descobrir as suas aptidões, dessa forma poderá usá-las a seu favor na construção da sua marca pessoal. Elas te ajudarão no desenvolvimento da sua autenticidade.

3.  Habilidades precisam ser exploradas

Habilidades são capacidades adquiridas em fazer algo mediante muito treino e aprendizado. Você aprendeu, adquiriu experiência e agora ninguém faz melhor que você, e você sabe disso.  Esses são os seus PONTOS FORTES!  SIGA EM FRENTE! Explore as suas habilidades, e então as pessoas vão te reconhecer por elas!!

4.  Responsabilidade: ninguém está isento

Você será eternamente responsável por aquilo que imprime nas redes sociais.

A palavra imprimir diz muita coisa: quaisquer textos, imagens, vídeos, ou seja, quaisquer tipos ou formatos de conteúdo que inserir em suas redes sociais, ficarão impressos e serão associados a você e a quem você é, além de criar expectativas involuntárias. Mudanças radicais no jeito de se comunicar, pode surpreender a sua audiência.

Atitude tem consequência e responder por elas, é obrigação também no mundo digital! Todo cuidado é pouco!

5.  Foco nos objetivos

Você já parou para pensar nos seus objetivos? Qual é o seu alvo mais importante?  

Descreva um ou dois grandes objetivos e em seguida dois objetivos pequenos. Comece aos poucos mas foque neles e deixe toda a sua energia a disposição deles. Ter vários focos vai dividir a sua energia e prorrogar ou até mesmo enfraquecer os seus resultados, além do que poderão gerar muita ansiedade, comprometendo até mesmo a sua saúde.

Suas aptidões e habilidades devem estar presentes, dando a confiança e a segurança necessária para continuar a sua batalha.

Com tanta dedicação você vai notar que pequenas conquistas disfarçadas de pequenas coincidências começam a brotar. Confie e saboreie! Um sentido aos acontecimentos nos trazem então mais confiança para seguir adiante. Persista! Persista! Não desista!

6.  Comunicação diz muito

Qualquer que seja a forma que você se comunique, ela revelará muito sobre quem você é.

Conseguir se comunicar bem e de uma forma organizada, seja no âmbito pessoal ou profissional, além de passar segurança para quem ouve, vai demonstrar que você é realmente uma autoridade no assunto.

Saber se expressar é uma habilidade bem-vinda em qualquer que seja a sua atividade profissional. Dependendo dos seus objetivos, vale a pena investir em suas habilidades de comunicação.

7.  Credibilidade:  conquiste a confiança das pessoas

Você pode ter as melhores intenções do mundo, o melhor serviço ou produto do mundo, se as pessoas não confiarem em você, elas não vão se arriscar…

Atitudes simples, mas poderosas, podem imprimir credibilidade a sua marca pessoal, desde que sejam verdadeiras.

Assuma seus erros. Nem sempre é bom errar, mas é humano e admitir, é humilde.

Seja coerente nas redes sociais. Divulgar conteúdos completamente diferentes em cada rede, vai confundir a sua audiência.

Elogie as pessoas sem forçar a barra. Demonstrar respeito e valor ao próximo, além de gerar aproximação, vai te ensinar muito sobre reciprocidade.

Cuide da sua aparência sem exageros afinal, gostando ou não, a boa aparência agregará valor na construção da sua marca.

Cultive boas atitudes diariamente afinal, credibilidade não é construída da noite para o dia. Mantenha isso em mente.

8.  Comportamento: agir conforme o que você diz e acredita

A sua maneira de agir e de se expressar, o seu jeito de se vestir, cada gesto, cada detalhe por menor que pareça ser, influenciará em como as outras pessoas o veem. E isso é válido no âmbito profissional ou pessoal, entretanto lembre-se que a sua marca profissional passa de qualquer forma pela sua marca pessoal.

Por exemplo, você se sentiria seguro em usar os serviços de um advogado caso ele se comportasse de maneira inadequada em uma audiência, usando gírias e vestimentas impróprias? Provavelmente não!

Se você quer ser visto como um profissional sério, respeitado, uma autoridade em sua área, você deve pensar se as suas atitudes, se o seu comportamento condiz com a construção da imagem da sua marca pessoal, ou ainda se condiz com a sua atividade profissional.

9. Reputação: além do comportamento

A reputação vai além do comportamento, está ligada ao caráter da pessoa. Reputação é o que as pessoas falam e pensam sobre você.

Quando as pessoas pensam ou comentam sobre a sua reputação, na verdade, é a sua honestidade, integridade, seriedade em honrar compromissos, entre outros fatores, que estão sendo considerados.

Você pode e deve trabalhar muito a sua reputação, e até tentar controla-la, mas saiba que ela está muito mais nas mãos das outras pessoas e claro, da sua audiência, por isso, zele sempre por ela.

10. Consistência: atitude tem consequência

Adote em sua comunicação atitudes consistentes com os seus valores e a suas crenças. Elas fazem parte de você e estarão imprimindo originalidade a sua marca.

Mudar de opinião é humano, e até louvável quando necessitar ou achar que está equivocado, mas, fazê-lo frequentemente a respeito de um mesmo assunto, deixará as pessoas e principalmente a sua audiência confusa sobre aquilo que realmente você pensa e acredita!

11.  Networking 

O networking é fundamental para estabelecer contato e desenvolver relacionamentos com a sua audiência, com os seus clientes potenciais e claro, com as suas referências, profissionais do seu segmento e concorrentes.  Se organizar e disponibilizar tempo para participação em eventos, feiras, encontros e reuniões só vai fazer a sua rede de relacionamentos crescer, gerando muitos benefícios e conhecimento para você.

A verdade é que, uma conversa olho no olho, pode quebrar muitas barreiras.

12.  Planejamento, Comunicação integrada e a Diferenciação

O desenvolvimento da sua marca pessoal vai precisar da sua constante e incansável dedicação, comportamento que lhe trará um constante aprendizado.

Contemplar um bom planejamento desde o início da gestão da sua marca, fará com que você seja capaz de obter estrategicamente, uma comunicação integrada em seus mais diversos conteúdos, e também em suas redes sociais, dessa forma gerando uma visibilidade que antes você não tinha, visibilidade aliás, muito valiosa para você continuar crescendo.

A visibilidade vai deixando marcas e memórias na mente das pessoas, criando uma espécie de aderência, gerando reconhecimento cada vez mais frequente e consequentemente uma diferenciação aos olhos das pessoas e da sua audiência.

Assuma a liderança da gestão da sua marca pessoal

Lembre-se sempre que quando nos comunicamos, ou interagimos com outras pessoas, deixamos marcas, imprimimos e deixamos registrados os nossos valores e crenças e, ao mesmo tempo criamos expectativas e relacionamentos.

Chegamos até aqui para perceber que na realidade quem conta a história é você. Assuma a liderança desse processo e faça uma gestão da sua marca pessoal de acordo com os seus objetivos, interesses e expectativas.

Com tanta dedicação você vai notar que pequenas conquistas disfarçadas de pequenas coincidências começam a brotar.

 Confie e saboreie! Um sentido aos acontecimentos nos trazem então mais confiança para seguir adiante. Persista! Persista! Não desista!

Bom trabalho!

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