Tempo de leitura: 3 minutos
Construir uma marca pessoal pode ser uma tarefa assustadora.
Entretanto pode ser bem útil no cenário profissional ou sociocultural.
As pessoas vão desejar saber quem você é, não só ao se candidatar a um emprego, mas também ao abrir a própria empresa ou ainda ao oferecer seus serviços.
As pessoas querem saber quem é você
As pessoas vão querer saber, sobretudo, se é uma pessoa de confiança ou ainda se tem habilidades e conhecimentos sobre os temas de seus interesses.
Uma marca pessoal sólida carrega seus atributos pessoais, profissionais e desperta confiança.
Certamente, criar uma marca pessoal ajuda a ser conhecido e reconhecido no mercado. Por isso, profissionais de todas as áreas caminham nessa direção buscando construir a sua marca pessoal.
Uma marca pessoal é um projeto de vida
Uma marca pessoal é um projeto para a vida toda, e é um projeto dinâmico que cresce e muda o tempo todo junto com você.
Certamente que hoje é necessário ter uma estrutura digital para a sua marca pessoal.
O Foco desse artigo
Mas o foco desse artigo não é essa estrutura e sim demonstrar algumas diretrizes, que eu li na revista digital Forbes que podem te ajudar a construir essa marca pessoal. Principalmente se você estiver começando agora.
1 TENHA FOCO
Primeiramente, não tente agradar a todos. Decida qual é a sua mensagem principal e continue com ela. Assim será mais fácil criar conteúdo em torno da sua marca pessoal, e mais fácil as pessoas lembrarão de você.
2 SEJA GENUÍNO
Se envolva com o seu público de maneira espontânea, natural e significativa. Isso facilita o gerenciamento do seu conteúdo no dia a dia.
3 CONTE A SUA HISTÓRIA
A estratégia mais eficaz na construção de uma marca pessoal é ter uma narrativa verdadeira. Qual é a sua história? De fato, uma marca pessoal precisa ter uma história para contar.
4 TENHA CONSISTÊNCIA
O seu conteúdo e a sua forma de se expressar precisam ter um pouco de estabilidade, consistência, tanto online como off-line. Dessa maneira, será muito mais fácil ser reconhecido.
5 ESTEJA PREPARADO PARA FALHAR
Construir uma marca pessoal sem falhar significa que você não saiu da sua zona de conforto. Mas é só saindo dela é que estaremos treinando para crescer. Afina, a falha permite aumentar a visibilidade sobre o seu próprio negócio.
6 GERE POSITIVIDADE
Nunca pare de construir a sua marca pessoal. Você é sua marca em qualquer lugar, em qualquer profissão.
Portanto, aumente a comunidade em torno da sua marca conquistando pessoas. Tenha consciência do impacto que você deixa nas pessoas e de que isso vai par a sua reputação. Em suma, seja incrível com outras pessoas.
7 VIVA A SUA MARCA
Frequentemente, é possível você construir uma marca pessoal e separá-la da sua vida, mas será muito mais fácil conviver com a sua marca pessoal se ela tiver o seu estilo de vida.
Igualmente, para construir uma marca pessoal autentica ela precisa ser uma manifestação de quem você é e amplificar aquilo que você acredita.
8 A REPUTAÇÃO
Reputação é aquilo que as pessoas dizem a seu respeito quando você não está presente.
E a melhor forma de construir uma reputação é o boca a boca. Deixe que as pessoas contem a sua história.
9 SE ATUALIZE
Estude tendências do seu setor, siga pessoas influentes e populares nas diferentes plataformas digitais. Se atualize e use as informações as eu favor, agregue conhecimento. Faça uma lista das pessoas e marcas pessoais que admira.
10 O LEGADO
Quais são as palavras e ações pelas quais você gostaria de ser lembrado?
Depois de criar a sua marca pessoal com uma reputação e uma comunidade por detrás dela, o próximo passo é pensar na herança que você deixará.
Os Desafios
Como construir uma marca pessoal é uma pergunta que muitos profissionais fazem atualmente. Espero ter contribuído com os desafios dessa construção.
Comente sobre os seus desafios, até breve!
Conheça o meu Canal no YouTube: AQUI.
Assista ao vídeo desse artigo:AQUI.
Conheça as minhas redes sociais:
Instagram AQUI.
Pinterest AQUI.
Linkedin AQUI.