Tempo de leitura: 2 minutos
O Coaching é uma metodologia cientificamente comprovada, que visa o autoconhecimento e autodesenvolvimento do cliente (Coachee), por meio de técnicas e ferramentas capazes de identificar habilidades até então desconhecidas. O Coach é o profissional especializado no processo de Coaching.
O Coaching pessoal é um trabalho desenvolvido diretamente com aspectos pessoais. O trabalho é personalizado e, o Coach faz uma imersão nos objetivos pessoais e necessidades do cliente, desenvolvendo um plano de trabalho que é apresentado ao cliente antes de tudo começar.
Um método muito utilizado é o inquisitório (é o método de fazer perguntas). O cliente é questionado de maneira que o faça pensar e refletir de maneira produtiva e clara, tomando suas decisões à partir de suas próprias iniciativas. O Coach é praticamente um mediador. O desenvolvimento humano e pessoal, ou seja, o branding pessoal, é quase sempre o melhor retorno desse trabalho.
O Coaching corporativo é desenvolvido com foco na em uma empresa ou serviço ou uma marca. Da mesma forma, o Coach faz uma imersão nas atividades, processos e objetivos da empresa ou marca, a partir daí um plano é desenvolvido e apresentado ao cliente. O resultado, bem específico na maioria das vezes, é criar uma identidade e se posicionar com consistência e qualidade no mercado em que atua, e comumente no mundo digital. Pode ser um passo importante na construção das marcas da empresa.
O trabalho em ambos os casos é desenvolvido e realizado de maneira muito personalizada pois, o coach se mune de dados e informações sobre o cliente ou sobre a sua empresa, analisa junto com ele o cenário onde está posicionado, seus objetivos e intenções, e então um plano inicial é apresentado com sugestões e com a metodologia de trabalho. Então é a vez do Coach munir o cliente de informações precisas, conhecimento e ferramentas pertinentes, para suas futuras decisões. Passar por um processo de coaching pode agregar muito valor ao branding pessoal ou corporativo.
Fazer Coaching é treinar aptidões, ampliar o alcance da visão, agregar ferramentas que ajudam a pensar fora da caixa e tomar decisões com mais assertividade. É um desenvolvimento que realça os próprios potenciais ao mesmo tempo que se adquire maior produtividade, flexibilidade e criatividade, além é claro de muito aprendizado. Para quem já começou ou ainda está começando, vale à pena pensar no assunto e agregar valor à sua vida pessoal e à sua marca corporativa.
Mais sobre esse assunto: