A Marca pode ser o maior ativo da sua empresa

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a marca pode ser o maior ativo da sua empresa

Você sabia que a marca pode ser o maior ativo da sua empresa?  Dessa maneira, chamamos de ativo, todos os bens com valor financeiro dentro de uma empresa. Transformar uma marca em um ativo de valor está diretamente ligado à gestão dela.

A Qualidade

Primeiramente, a  qualidade é um dos atributos mais importantes para qualquer tipo de produto, afinal um produto deve funcionar perfeitamente e com eficiência, atendendo aquilo que se propôs.

A relação “custo x benefício” ,  é antes de tudo uma relação equilibrada que sempre é percebida pelo cliente, automaticamente. É aquela pergunta que fazemos antes de comprar um produto ou serviço: “será que vale a pena”?

A resposta num primeiro momento, é que a qualidade deve sempre existir, ela é inegociável, é um atributo obrigatório em qualquer produto ou serviço.

A Marca

Ao mesmo tempo,  outro item também é automaticamente associado ao produto na mente do consumidor: a marca dele.

A marca de fato, tem um valor intangível, mas a percepção do cliente que também é intangível e pessoal tem um grande valor para as empresas.

Uma marca, para existir, ou permanecer no mercado, precisa construir uma relação de confiança entre a empresa que a produz e seu consumidor. E isso definitivamente  tem muito valor.

É essa confiança portanto, que nos faz optar por uma determinada marca em detrimento de tantas outras quando pensamos em algum produto específico.

Valor Intangível

valor intangível

Sobretudo, esse valor da percepção do cliente associado a marca é que faz a marca ser valiosa.

É esse valor intangível que faz da marca um ativo valioso para a empresa. E que deve ser construído e preservado se a marca quiser continuar existindo.

É por isso que a marca pode ser o maior ativo da sua empresa. Cuide bem dela.

Mas como podemos fazer com que a marca seja lembrada? Como fazer para chegar ao nível de outras marcas que viraram até sinônimo do produto?

Conhecer o Consumidor profundamente

Muito do que se faz ao gerir uma marca, depende exatamente de para quem se faz e aí reside o grande segredo de qualquer produto que queira ter uma “assinatura” (MARCA) relevante e que sirva como um “farol”, ou melhor, que seja vista.

Por fim, conhecer o consumidor e seu estilo de vida, seus hábitos e comportamentos, suas preferencias, é o melhor indicativo para saber o que ele valoriza e em que ele presta atenção.

As marcas mais famosas sabem disso e aprenderam suas lições ao longo de décadas e algumas marcas muito respeitadas hoje tiveram sua cota de aprendizado com seus sucessos, mas nunca sem antes passar por tentativas fracassadas.

A Marca e o contexto

Uma marca bacana que construiu essa relação de formar consistente é a Gillette.

Atualmente, a marca Gillette é sinônimo de lâmina de barbear. Levou anos para ser reconhecida, pois, quando seu criador, King c. Gillette a colocou no mercado, o hábito era o homem ir até a barbearia fazer a barba com navalha.

Entretanto, o produto que parecia não ter muito sentido para o contexto da época, logo encontrou o seu lugar no mercado, pois os soldados da época precisavam estar sempre bem apresentados.

simultaneamente, as lâminas de barbear  davam autonomia aos soldados, que podiam se barbear onde estivessem, independente de uma barbearia.

A Gillette tem seu lugar na vida do consumidor até hoje, tudo porque entendeu os desejos e necessidades de seu consumidor.

Gillette é sinônimo de produto

marca pode ser sinonimo de produto

A marca Gillette hoje alcançou um lugar onde todas as marcas desejam, se tornou sinônimo de produto.

Quantas vezes você já ouviu alguém falar que precisa de uma Gillette, quando na verdade ela quer uma lamina de barbear?

Dessa forma a marca Gillette tem um valor financeiro muito maior do todos os seus outros ativos como fábricas e escritórios. Em outras palavras, a marca pode ser o maior ativo da sua empresa,  e no caso da Gillette é!

Produto novo e o sucesso

Entender o seu consumidor assim como o que faz, do que gosta, onde mora, os seus hobbies, em síntese, ajuda uma marca a criar uma identidade com afinidades dentro do contexto dos seus possíveis consumidores.

Fazer um produto “revolucionário” ou totalmente inovador, e esperar que alguém o descubra para fazer sucesso, pode ser uma perda de tempo, e de recursos financeiros. Pense nisso!

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