Guerra de Preços – Vale a pena?

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Vale a pena entrar na guerra de preços?

Guerra de preços

 Vale a pena entrar na guerra de preços? A resposta para essa pergunta parece num primeiro momento fácil de responder: “é claro que não vale a pena”! Mas imediatamente nos deparamos com o quanto pode ser difícil de  executá-la. Por mais diferente e inovador que um produto seja, a impressão que se tem é que o cliente sempre consegue encontrar um produto parecido e mais barato.

E o que é possível você fazer?

Quando a disputa pelo cliente se resume a uma única estratégia, nesse caso, a de preço baixo, dificilmente o cliente verá um diferencial em alguma empresa, serão todas avaliadas pelo mesmo parâmetro: o preço!

Mesmo que o seu “grande diferencial” seja o preço baixo, será um caminho sem volta se for o seu único “diferencial”. Ou seja, você sempre terá que comercializar utilizando preços baixos. Afinal, tem empresas que trabalham apenas com essa estratégia mas, se não for o seu caso veja as dicas abaixo.

O que todos têm obrigação de fazer

Qualidade e custo

O “Know-how”, ou seja, o conhecimento de como fazer as coisas, bem como a maneira de prestar serviços, alcançaram grandes dimensões no mercado, ou igualmente, o conhecimento se pulverizou muito no mercado.  Todos tem acesso a como as coisas são feitas hoje em dia. Dessa forma, fazer coisas ou prestar serviços com qualidade e custo reduzido já não é tanta novidade é, antes de mais nada, uma obrigação, e o cliente quer mais, sempre mais…

Fazer uma boa Planilha de Custos

Faça uma boa planilha de custos para conhecer as suas margens reais. Dessa forma vai alcançar uma ampla visão dos seus recursos ao longo do tempo. Seja transparente em suas informações, sem omitir suas próprias informações. Coloque tudo na sua planilha, só assim será capaz de analisar cada despesa, cada operação, e reduzi-la se for o caso.

Ser Transparente no seu negócio

Ser transparente e realista no seu próprio negócio pode doer mas,  essa é a atitude mais acertada que  poderá tomar se um dia  pensar em entrar em uma guerra  de preços, pelo menos assim, logo você não precisará reduzir um preço no calor da emoção, e não correrá o risco de sair prejudicado.

Da mesma forma, precisará da transparência sempre para manter sua empresa enxuta, com custos reduzidos mesmo que não entre em guerra de preços, assim você valoriza a sua margem.

Usar a criatividade para oferecer serviços

Vale a pena

Saindo da guerra de preços, que é onde você sempre estará reduzindo a sua margem, comece a usar mais a sua criatividade para elencar os benefícios exclusivos que só você tem. Geralmente esses benefícios se materializam nos serviços que você pode oferecer na venda de um produto.

De qualquer forma, se seu produto já é um serviço, sempre tem uma maneira de incrementá-lo. E logo eles serão o seu valor intangível, enfim, o seu diferencial. O seu diferencial não contabiliza na sua planilha de custos, mas por outro lado,  é um valor que o seu cliente consegue enxergar e, se ele não conseguir, mostre a ele.

A Concorrência

 Analise os preços da concorrência, assim como os seus benefícios intangíveis também,  e analise o que você pode fazer para melhorar os seus números, simultaneamente com a sua planilha realista de custos,  antes de repassar para os preços.

Os Fornecedores

Fortaleça os relacionamentos com absolutamente, todos os seus fornecedores, buscando sempre uma melhora contínua nas negociações.

Desenvolver fornecedores é uma habilidade estratégica em qualquer negócio e só se adquire com  experiência, com o tempo, então comece logo!  Enfim é uma estratégia essencial para qualquer empreendedor.   Desenvolva um bom relacionamento com todos eles: matéria-prima, frete, embalagem, serviços, divulgação, até com o mercadinho que você compra o cafezinho, vale tentar!

Redução contínua de Custos Internos

Concorrência e guerra de preços

 Reduzir os custos internos deve ser uma árdua rotina, um hábito. Avalie todas as áreas, todas as operações, todos os processos, enfim, todos os detalhes periodicamente,  e entenda minuciosamente como circula os seus recursos disponíveis e como você pode reduzi-los, no curto, médio e longo prazo.

O Resultado como estratégia de diferenciação

 Gerenciar uma boa planilha de custos, analisar a sua margem real, valorizar e divulgar os seus benefícios intangíveis, desenvolver parcerias com todos os fornecedores, reduzir custos operacionais, além de tudo, certamente vão gerar oportunidades que você poderá utilizar em suas estratégias de diferenciação.  Oferecer um frete gratuito, um benefício intangível, e até mesmo aquele desconto mas em um momento especial (como um bônus) certamente chamará uma atenção especial do seu cliente.

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