Storytelling e as Conexões Emocional e Cultural

Tempo de leitura: 4 minutos

O Conceito de Storytelling

Storytelling e as Conexões Emocional e Cultural. Primeiramente, e sendo bem objetivo, o conceito de Storytelling representa tanto a arte como a técnica de narrar uma história. As marcas idealizam e planejam a construção de uma estrutura narrativa e vão atrás dela.

Storytelling Conceito

O Storytelling aplicado à publicidade é essencial na construção da imagem que uma marca deseja transmitir. Não são apenas nas histórias narradas em uma propaganda de TV ou em um vídeo na internet que o Storytelling se aplica. É muito mais do que isso, é uma ESTRATÉGIA que precisa englobar todo o plano de comunicação de uma marca, de uma forma que ao se comunicar seu público se identifique com ela e do mesmo modo, sinta como se tivesse alguma forma de interação com a marca.

E para comunicar com legitimidade, com eficácia, é antes de tudo, indispensável que uma marca tenha profissionais ou agências com profissionais com um leque de conhecimentos da técnica e da arte de se contar histórias.

A Função da História

Primeiramente, a função da história é entreter, é divertir, ao mesmo tempo é aprender e gerar conhecimento, e nós humanos procuramos por isso, nós procuramos por uma oxigenação mental, por uma busca por atualização, informação e diversão através das histórias, seja por textos, desenhos, áudios ou vídeos.

A Conexão Emocional

Conexão Emocional

A conexão emocional é o elo fundamental para a construção de histórias poderosas. Afinal, qualquer comunicação que funcione vai depender diretamente da conexão emocional, pois é ela que mexe com as nossas emoções, é ela que de alguma forma mexe com os sentimentos e com o humor de quem absorve a história. Sendo assim, sem promover uma conexão emocional, não existe boa comunicação e nem boas histórias.

Kevin Roberts em seu livro: Lovemarks, diz que “Em todos os lugares as pessoas querem abraçar a emoção”. Diz ainda: “A Emoção tornou-se assunto legítimo de pesquisas sérias. E quando os cientistas se envolvem com a emoção, não demora muito para provarem o que era óbvio para qualquer um que tenha se interessado em observar”.

O Profissional de Comunicação e Marketing

O profissional de comunicação e marketing hoje precisa se dedicar a estabelecer conexões consistentes e emocionais com os consumidores. É a única forma de prosperar em um mundo onde a atenção é o bem mais valioso que uma marca pode desejar.

A Conexão Cultural

Conexão Cultural

Igualmente, a conexão cultural também é fundamental. Quando nos envolvemos com as histórias é natural buscarmos por referências dentro delas, por identificação, por personagens que tenhamos afinidades. Gostar de um personagem, de um local, de uma situação passada através das histórias, vai criar relevância ao que está sendo dito.

Quantas vezes você se identificou com personagens a ponto de se colocar no lugar deles? Quanto conhecimento você adquiriu sobre guerras, países, natureza, dramas familiares ou doenças através das histórias? Quantas vezes você tentou desvendar o desfecho de um enredo investigativo, mesmo sendo ficção? Quantas crianças aprenderam que vale a pena seguir a orientação dos pais e avós com a Chapeuzinho Vermelho?

Uma boa história nos prende

A história nos prende

Storytelling e as suas Conexões Emocional e Cultural podem legitimamente nos atrair. Uma boa história, real ou ficção, nos prende quando nos conecta emocionalmente fazendo mexer com algum de nossos sentimentos, ou culturalmente, quando criamos afinidades e identificação com os personagens ou com as cenas.  Essas conexões nos mantem conectados a uma história. Enfim, seja em texto, desenho, áudio ou vídeo acabam nos entretendo.

Afinal, o que as grandes marcas têm em comum em relação ao conceito de storytelling?

As Grandes Marcas

As grandes marcas têm a habilidade e a capacidade de envolver os consumidores, de mexer com a percepção, com as emoções das pessoas mundo afora através de histórias detalhadamente construídas e planejadas para isso.

Quem não se deixa levar, quem não se deixa emocionar por uma boa história?

 

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Referências:

Storytelling – Histórias que deixam marcas (Adilson Xavier)

Love Marks – O futuro além das marcas (Kevin Roberts)

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