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Nascem as Havaianas com inspiração japonesa
Em 1962 nascem as Havaianas. Uma sandália com inspiração na sandália japonesa Zori (sandália com solado de palha com tiras de tecido). No início o foco eram seus atributos funcionais e nada mais. Conheça nesse artigo o storytelling, ou seja, a narrativa de Havaianas.

É certo que as Havaianas nunca esconderam a sua origem humilde, entretanto, a maneira como o seu nome foi escolhido, já carregava certa ambição: as sandálias eram para vestir os pés das ‘moças havaianas’ que andavam descalças, no estado americano mais desejado da época pela suas praias.
O produto fabricado originalmente

O produto Havaianas foi produzido com solado e tiras de borracha, ao passo que esse solado continha uma textura imitando o solado de palha de arroz da Zori.
Resumindo, era produto barato, funcional, com qualidade, em um país quente e populoso como o Brasil, foi suficiente para garantir o sucesso desde o princípio.
O Marketing inicial com a cara da família brasileira

As primeiras campanhas de marketing das Havaianas foram realizadas com narrativas mostrando famílias brasileiras usando o produto. As propagandas falavam exclusivamente dos atributos funcionais do produto.
Logo depois, foram feitos comerciais com merchandising com a família trapo, um programa de comédia famoso da época. Definitivamente esse foi início da associação das Havaianas coma sua narrativa bem humorada.

Posteriormente, os comerciais foram produzidos com o Chico Anysio (que tinha um grande apelo popular) e seus personagens. O Chico não somente reforçou os atributos do produto com sua célebre frase: “Não deformam, não soltam as tiras e não tem cheiro. Havaianas as legítimas”, como também consolidou o fato de que havaianas era marca que tinha muito humor.
As propagandas tiravam boas gargalhadas do publico. E foi assim durante 23 anos.
O Reposicionamento da sandália funcional para Marca de Moda
Mesmo com todo o esforço de comunicação, usar havaianas contudo, era sinônimo de ser pobre. A sandália sobretudo, não tinha atributos de moda, comportamento ou estilo com a finalidade de gerar desejo nas pessoas. Ainda assim, a marca era forte, vendia muito, mas estava velha, precisava de uma oxigenação.
Slogan: Havaianas, todo mundo usa!
De fato, sair do popular para o fashion, depois de tantos anos, significava uma virada brusca na história da marca. Foi quando porém, em 1994 veio o Slogan: “Havaianas, todo mundo usa”.
A sandália de borracha afinal não andava pelos lugares mais refinados, mas por outro lado, já fazia parte da intimidade de todas as classes sociais, incluindo, celebridades, artistas e atletas. Eles a usavam igualmente, mas para ficar em casa.

Para mostrar que todos usavam as havaianas, vieram as propagandas feitas com o mesmo humor de sempre, com o ator Luiz Fernando Guimarães visitando a casa de atores famosos e pedindo para que eles mostrassem o que estavam calçando naquele momento.
E lá estavam elas: As Havaianas. Essa narrativa mostrava ao público que realmente as sandálias de borracha eram para todos. Imediatamente vieram a diversidade de cores e modelos.
Afinal o que significa o Storytelling ?
O conceito de Storytelling é a habilidade em contar histórias. Para as empresas representa a estratégia adotada, ou seja, a narrativa adotada em sua comunicação, e mais que isso, a capacidade de transmitir conteúdo por meio de enredo elaborado envolvente, sempre de acordo com a estratégia da marca.
Só para ilustrar, os formatos podem variar entre textos, imagens, vídeos ou podcast.
O Storytelling lúdico e feliz das Havaianas

Em relação à narrativa de Havaianas, todos os conteúdos da marca que até então carregaram muito humor e diversão, se intensificaram em seu reposicionamento de marca fashion.
As pessoas famosas usavam as sandálias, mas os comerciais mostravam isso sempre de uma forma irônica, divertida e debochada, e os famosos nem sempre se saiam bem da história, o que tornava mais divertido ainda. E foram várias, durante muitos anos.
O perfil da marca sempre esbanjou espontaneidade, e mostrava sempre s celebridades usando o produto espontaneamente.
As histórias contadas pela marca, durante anos nos mostraram situações divertidas, com famosos ou não, ou com tietes da marca, onde o produto participa com maior ou menor intensidade, mas sempre de maneira despretensiosa, simples e claro muito divertida!
O Slogan: “Havaianas todo mundo usa”
A narrativa das Havianas, usado no Slogan: “Havaianas todo mundo usa”, até hoje faz parte da história. Assim a sandália deixou de ser um produto exclusivamente utilitário, passando a ser usado simultaneamente por modelos, artistas, pessoas da sociedade, esportistas, entretanto, sem perder seu publico original.
Havaianas se transforma em uma marca de sucesso
Assim, a narrativa de Havaianas sempre esbanjou simplicidade e diversão. Todo o seu conteúdo, seja em que formato for, expressa o quanto a marca é bem humorada, leve, divertida e portanto é para todo mundo usar, e em qualquer lugar.
Havaianas virou definitivamente um ícone de moda. Acima de tudo um objeto de desejo. Nesse sentido, ela foi transformada de produto utilitário em marca de sucesso.
A narrativa atual
As campanhas atuais, continuam seguindo as narrativas divertidas e com a cara da família brasileira.
Carregam um pouco da nostalgia do passado, e de quanto as Havaianas já participaram de nossas vidas e ainda hoje são capazes de nos trazer positividade e dias mais coloridos. Veja:
Valores construídos na Marca Havaianas
As Havaianas vem conquistando as pessoas desde que nasceu em 1962. Contudo, para manter uma relação de longo prazo com o público é preciso criar valores, gerar interesse e afinidades com esse público. Então, quais são esses valores que a havaianas construiu?
Havaianas não é mais somente uma sandália de borracha, ela está na cultura brasileira, em momentos importantes, momentos em família, nas festas de aniversários, casamentos, e o principal valor é a simplicidade e a felicidade que acompanha o brasileiro.
As Havaianas fora do Brasil com a mesma emoção
Na copa do mundo de 1998 inseriu a bandeira do Brasil na tira, o que despertou orgulho na torcida brasileira e o desejo do público estrangeiro, abrindo as portas do mundo para a marca. Não parou mais de crescer, espalhou-se pelo mundo, é vendida em mais de 80 países.
Em 2003 foi distribuída na festa do Oscar. Participou de vários desfiles de moda internacional, e nacional fazendo diversas parcerias com designers brasileiros.
Havaianas alcançou dessa forma, patamares de venda nunca imaginados, alcançou uma diversidade de públicos e de culturas, se sofisticou, e atualmente luta para ser uma marca mundial, mas nunca perdeu de vista a sua origem e a sua funcionalidade, só que agora com estilo. Sendo assim, ela continua conquistando as pessoas.
Pequenas histórias, que juntas, constroem uma narrativa de marca tão bem amarrada que não envelhece, não cansa, não deforma e não solta as tiras.
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Referências:
Para assistir: Documentário Havaianas – Parte 1/4 à Clique AQUI.
Para assistir: Documentário Havaianas – Parte 2/4 à Clique AQUI.
Para assistir: Documentário Havaianas – Parte 3/4 à Clique AQUI.
Para assistir: Documentário Havaianas – Parte 4/4 à Clique AQUI.
Para assistir Comercial: Malu Mader com Luiz Fernando clique AQUI
Para assistir Comercial: Democracia Havaianas Clique AQUI.
Para assistir Comercial: Patrulheiros com Henri Castelli Clique AQUI.
Para assistir Comercial: TPM com Rodrigo Lombardi clique AQUI .
Para assistir Comercial: Slogan Inglês com Luiza Brunet clique AQUI .
Livro: STORYTELLING – Histórias que deixam marcas. (Adilson Xavier).
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Amo as Havaianas, sempre usei, acho que agora está mais que na hora da empresa pensar na pegada ecológica aumentando, trabalhando e divulgando a logística reversa. É muita borracha no meio ambiente.