Como Fazer Benchmarking

Tempo de leitura: 2 minutos

O que é benchmarking 

o que é benchmarking

Você já fez benchmarking?  Você sabe como fazer benchmarking? Será que ele é importante para a sua empresa?

Primeiramente, benchmarking (tradução do inglês: avaliação comparativa), é a ação de observar as melhores práticas utilizadas por empresas concorrentes ou mesmo de outros segmentos, e dessa forma encontrar soluções para desafios, e trazer para a sua empresa e aplicá-las a sua realidade.

É uma via de mão dupla

Fazer benchmarking é uma via de mão dupla, ao mesmo tempo em que você quer conhecer uma empresa ou um processo, a pessoa também tem interesse em saber sobre a sua empresa ou até como você atua como um profissional da área em questão. Dessa forma esteja aberto para responder perguntas e responder duvidas.

Adotar um comportamento de benchmarking, de qualquer forma, sempre trará crescimento e atualização através de um aprendizado contínuo para as empresas.

Como fazer benchmarking?

como fazer benchmarking

  • Pesquise empresas e profissionais que sejam portanto, referência no assunto que você procura saber;
  • Desenvolva uma rede de contatos se você não tem. Fale com amigos, associações, grupos nas redes sociais e principalmente o Linkedin que é uma rede de empresas e contatos profissionais;
  • Explique por que você quer entrar em contato com esse profissional. É provável, que se você se identificar e dizer qual o seu objetivo é mais fácil a pessoa entrar em contato com você.
  • Logo em seguida, planeje a visita ou faça uma videoconferência com ida e hora marcada, com um roteiro na mão com s informações que deseja saber. Isso ajuda a se organizar e não criar imprevistos com o profissional que irá te atender.
  • Igualmente, participe de feiras do seu setor, eventos, congressos. Sempre são ótimos lugares para ampliar a sua rede e conhecer pessoas.

Eu por exemplo, participei muito de feiras e eventos do ramo ótico com a finalidade de incrementar os meus conhecimentos.  E sempre encontrei boas oportunidades de conhecer empresas e profissionais do ramo, facilitando um benchmarking posterior.

Encerrando o processo

encerrando o benchmarking

Enfim, para fechar o seu benchmarking, trace o perfil das informações que você coletou nas empresas que conheceu e realize as comparações com a sua empresa.  Assim, você vai consegui justificar a aplicação de alguma prática em algum departamento, a compra de algum equipamento, ou mesmo a aplicação de um treinamento específico.

Conheça o meu Canal no YouTube AQUI.

Veja o Vídeo desse artigo AQUI.

Conheça meu Instagram AQUI.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *