Tempo de leitura: 3 minutos
PRECISO CONTRATAR UMA AGENCIA DE PROPAGANDA?
Você está na sua empresa, bem como você está pensando na sua marca, e então você para e pensa: “eu preciso contratar uma agência de propaganda?”.
Contratar uma agência de propaganda ou melhor, contratar uma agência de comunicação e marketing nem sempre é uma decisão fácil. Ao mesmo tempo você pode se perguntar: “será que é melhor contratar uma pessoa com habilidades e conhecimento em marketing para minha equipe interna?”.
NÃO EXISTE RECEITA
Ao longo da minha trajetória profissional estive diante dessa dúvida algumas vezes, e por isso posso dizer que não existe uma receita pronta para o que se fazer, ambas as situações têm prós e contras, vai depender muito do perfil da empresa e também do perfil do empreendedor.
Porque a primeira coisa que a maioria dos empreendedores analisam é o impacto que um investimento ou outro podem causar em sua empresa.
A ÁREA DE COMUNICAÇÃO É AMPLA
E você poderá chegar a uma conclusão em um primeiro momento, de que contratar uma pessoa com habilidades em marketing fica mais barato do que você contratar uma agência, e se o investimento momentâneo for prioridade você certamente vai acabar optando por essa solução, contudo em pouco tempo você vai perceber que a pessoa que você contratou muito provavelmente não estará atendendo a todas as demandas da tua empresa ou da tua marca.
Não é que a pessoa não seja um bom profissional, mas é que a área de comunicação envolve muitas atividades distintas. E muitas vezes uma pessoa simplesmente não tem know-how para fazer tudo. Enquanto que uma agência geralmente pode oferecer todo o trabalho para você. A área de comunicação, exemplificando, inicia-se com o desenvolvimento de plano estratégico, passando pela execução das ações desse plano, e finalmente monitorando essas ações.
Dentro dessas ações ainda encontramos áreas diferentes de trabalho como a parte criativa das campanhas, design, a produção de materiais dessas campanhas, criação de site, produção de conteúdo, contratação de assessoria de imprensa, gestão de mídias sociais, análise de mercado, gestão de marca, e porque não começar a cuidar do seu endomarketing?
ANALISE A RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO
Vale a pena você refletir sobre as demandas da tua empresa no médio e longo prazo em relação à comunicação e ações de marketing, e provavelmente a relação custo benefício vai te levar a contratar uma agência.
Outra ideia é montar uma área mista, contratando uma pessoa, com perfil organizado e estratégico, para desenvolver o plano estratégico para cuidar exclusivamente da execução feita pela agência.
RESPONDENDO A PERGUNTA
Dessa forma respondendo a pergunta do título: preciso contratar uma agência de propaganda para a minha empresa? A implantação da área de comunicação e marketing do teu negócio pode variar. Há empresas que fazem tudo internamente, há empresas que contratam uma agência e fazem tudo por ela e há empresas que desenvolvem uma área mista.
Apenas é bom se planejar e fazer uma análise financeira no médio longo prazo para qualquer formato antes de tomar a sua decisão. E ir implantando aos poucos se for o caso.
Mas tenha sempre um plano estratégico em mãos para te guiar. É fundamental, pois cada decisão tomada nessa área vai impactar diretamente a imagem da sua empresa e consequentemente da sua marca.
Conheça o vídeo desse artigo AQUI.
Conheça e se inscreva no meu canal AQUI.
Conheça o meu Instagram: @paula_carnielli