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O Endomarketing com foco nas Vendas
O endomarketing (endo + marketing) é o marketing interno, que é desenvolvido para as atividades internas da empresa.
Por outro lado, todas as atividades da empresa são realizadas para atender o mercado externo, ou seja, para atender os clientes.
Endomarketing tem Longo Alcance
As atividades do endomarketing tem um longo alcance, pois, como cuida da comunicação interna, e quando bem desenvolvido gera um código interno, e acaba atingindo e atendendo também os outros stakeholders como bancos, fornecedores, representantes, acionistas, comunidade e parceiros.
Como o Endomarketing Pode Vender?
O endomarketing desenvolvido nas empresas, podem atingir diretamente a auto estima e satisfação das equipes de colaboradores e, como resultado torna-se mais motivadas e engajados.
Qualquer pessoa de bem com a vida, por exemplo, acaba demonstrando que estão felizes através de suas atitudes. Colaboradores motivados e satisfeitos também acabam “transpirando” esse estado de espírito através de suas atitudes com os clientes e demais parceiros da empresa no mercado.
Cliente Satisfeito Compra Mais
Imediatamente, esse relacionamento saudável entre os colaboradores e clientes, irá refletir em sua disposição em fazer negócios com a empresa.
O endomarketing com foco nas vendas, em outras palavras é quando as suas atividades são desenvolvidas internamente ajudando a empresa a vender mais.
O Trabalho de Endomarketing Aplicado
A princípio, desenvolver as atividades de endomarketing dentro de uma empresa, não é uma tarefa fácil e sim um desafio. O que significa que é necessário muito planejamento e trabalho para criar campanhas e envolver todos os públicos. Antes de tudo, esse planejamento e suas campanhas devem ser realizados com a mesma atenção que é dedicada aos clientes externos.
Os Líderes e o Endomarketing
Em primeiro lugar, os lideres da empresa precisam estar muito alinhados com os objetivos da empresa e com os planos do endomarketing. Em seguida, os líderes precisam estar muito presentes no dia a dia dos colaboradores, promover treinamentos e compartilhar com eles esses objetivos, suas metas e estratégias.
Aonde a Empresa quer Chegar
Se o seu cliente interno, por fim, o seu colaborador, souber aonde a sua empresa quer chegar, ele vai se engajar e vocês alcançarão os resultados juntos. Ao mesmo tempo, esses esforços reduzem as chances de falhas na comunicação.
As equipes de colaboradores saberão o que falar ao mercado, o gestor saberá o que esperar do colaborador, e o seu cliente sentirá segurança e reconhecerá o profissionalismo da sua empresa.
Reflita
O seu colaborador é um mero expectador ou ele é um aliado em suas vendas?
Será que os resultados das suas vendas não são reflexos de como você enxerga os seus colaboradores?
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