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Como Lidar com Haters?
Como lidar com os haters é uma pergunta que muitas marcas estão fazendo.
Qual o significado de Haters?
“Haters” é uma palavra que traduzida do inglês quer dizer “odiadores”. Dessa forma, no ambiente digital ela é usada para pessoas que vão até a página de outras pessoas, empresas e marcas para criticar.
Mas cuidado não confunda um cliente questionando sobre um produto ou serviço de uma pessoa que procura confusão por diversão.
Crise de Imagem
Primeiramente, quando as mídias sociais trazem comentários e percepções positivas dos consumidores a respeito da marca tudo caminha bem.
Entretanto quando a situação não é bem assim, e esses haters trazem comentários negativos e maldosos, pode ser o inicio de uma crise de imagem se nada for feito.
Conheça a Origem dos Comentários
Para lidar com os haters, precisa avaliar a profundidade dos comentários: saber não apenas de onde eles vem; se há fundamento; se tem algum fato que antecede no relacionamento entre a marca e o hater; como também como foi o engajamento do hater a partir do seu “ataque”.
De fato, As empresas precisam se preparar para lidar com a crítica, com a opinião contrária e talvez com uma exposição desfavorável.
Estratégia para os Haters
Contudo nem todas as marcas estão preparadas para lidar com os haters ou para lidar com esse tipo de crise, pois é difícil traçar uma estratégia sem conhecer de onde vem o bombardeio.
Indiferença
Porém, dependendo da origem e da atitude do hater, a indiferença é o melhor a ser feito. Principalmente se o que ele fala não tem nada a ver com a sua marca e nem com o seu trabalho. Ficar quieto e deixa-lo ir é a melhor opção.
O Ataque
Ao contrário, se preferir partir para o ataque, mesmo não sendo a melhor estratégia, as marcas precisam estar prontas para o contra ataque. Hater quando alimentados costumam manter sua presença infinitamente. É quase um prazer.
Por outro lado, se os comentários estiverem embasados e bem construídos, vale a pena ponderar e avaliar se de fato há algo errado com a sua marca. Seria uma oportunidade de reflexão e melhoria.
O Diálogo
Eventualmente, um diálogo sincero ou mesmo convidá-lo para conhecer a empresa, os processos, os serviços mais de perto podem torna-lo um aliado.
Avalie a sua Comunicação
Igualmente avalie se as sua ações de comunicação são consistentes, uma falha na comunicação ou uma ação com duplo sentido pode ganhar força nas redes sociais e na voz dessas pessoas. Isso faz parte do processo de escuta da marca.
Hater quer atenção, cabe as marcas avaliarem se o melhor caminho é o diálogo transparente ou a indiferença. Não vale a pena apostar na sinceridade, na verdade e na transparência nos momentos em que confrontar com uma crise de imagem?
Enfim, administrar essas situações fortalece a imagem e aumenta a credibilidade da marca.
Como a sua marca reagiria a um ataque de haters?
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