Como Começar uma Marca do Zero!

Tempo de leitura: 4 minutos

Como começar uma marca do zero? Já pensou nisso? Então leia esse artigo.

Como começar uma marca do zero

O inicio de um negócio geralmente se restringe ao alcance de amigos e familiares, ou a um alcance local na cidade onde reside e logo vai se expandindo com uma boa divulgação principalmente nas redes sociais.

A receptividade é boa, as vendas vão acontecendo, e logo a motivação toma conta e você como empreendedor quer crescer e inovar.

Certamente, se você tiver uma marca, com certeza ela será uma aliada no seu crescimento, trazendo mais segurança e consolidação no mercado.

Você sente então a necessidade de ter uma marca única e diferente, mas você não tem ideia de como fazê-la.  Vou demonstrar nesse artigo algumas maneiras como ponto de partida.

Dedicação e Capacitação

Capacitação e Dedicação

Primeiramente, para criar uma marca do zero, seja a sua empresa um produto ou um serviço, é necessário ter consciência que você terá tempo para se dedicar a ela.

Com uma marca nova você precisará pensar sobre ela, planejar e fazer uma gestão.

E não é difícil, qualquer pessoa com boa vontade pode aprender sobre marcas, e fazer a gestão da sua própria marca.  Qualquer pessoa pode trabalhar e desenvolver uma marca notável. Basta querer aprender, se capacitar e se dedicar.

Razão de Existir

Razão de Existir

Todas as ações de marketing e comunicação da sua marca vão partir da razão de existir dela, dessa forma as ações conversarão entre si e terão a cara da sua marca.

Pense, portanto na razão pela qual a sua marca veio ao mundo, qual o motivo dela existir. Treine e fique afiado nisso.

Pense diferente: busque suas inspirações, traga algo novo, imprima algo que é só seu, e não perca de vista durante toda a existência da sua marca. A sua história pode enriquecer o processo de construção da sua marca.

A Natura, uma Marca brasileira diz: “Construímos um negócio voltado à construção do Bem Estar Bem”. Essa é a razão de existir da Natura. E ela imprime esse conceito, de diversas formas, em todos os seus produtos e propagandas.

Identidade Visual

Identidade Visual

O primeiro contato do consumidor com a sua marca, provavelmente será virtual, em suas redes sociais. Estabelecer uma identidade visual mínima desde o início, como logomarca e paleta de cores, ajuda o consumidor a encontrá-la.

Ao mesmo tempo, sacolas de lojas e até mesmo a entrega de um produto que adquirimos pela internet pode ter um impacto emocional poderoso dependendo da sua embalagem.

Narrativa

Narrativa da Marca

Começar uma marca do zero é sempre um desafio, em todos os aspectos, mas, é provável que o maior delas seja desenvolver e estabelecer uma conexão com o público alvo através da linguagem juntamente com o conteúdo.

Nesse sentido é muito importante definir essa linguagem e o conteúdo, sobretudo o que falar com o público alvo e como falar com ele.

A Marca Johnnie Walker, por exemplo, tem em sua narrativa, a frase: KEEP WALKING.

A marca encoraja o seu público a sempre seguir em frente em suas vidas, a progredir, porque essa é a verdade da marca. É isso que ela vem fazendo a mais de dois séculos. Percebemos isso na criatividade da sua comunicação.

Planejamento

Planejamento da Marca

Para construir uma marca forte e Notável, afim de que ela esteja sempre presente na mente e no coração do consumidor, é necessário se posicionar e ter seus objetivos claros.

Conhecer os hábitos do seu público-alvo, saber onde estão e como vendem os seus concorrentes, negociar com fornecedores, também são ações fundamentais.

Com o intuito de estabelecer uma gestão de marca eficiente desde o início, coloque tudo isso dentro de um planejamento: tempo e investimento para sua capacitação, a razão de existir da sua marca, o publico alvo, os concorrentes, os fornecedores, a narrativa, as ações de marketing e comunicação.

O Momento Ideal é Agora

Quem acha que o investimento inicial, para começar uma marca do zero, pode ser alto antes mesmo de pesquisar, ou que fica esperando ter uma super equipe para começar,  pode nunca encontrar o momento ideal, assim como  corre o risco de não sair do lugar.

Enfim, a determinação, boa vontade, muita criatividade, flexibilidade e confiar nos instintos às vezes e algumas dicas para construir a sua marca são primordiais. Pense nisso!

Assista o vídeo desse artigo: https://www.youtube.com/watch?v=ciZ3cE79G84

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