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Um menino Americano
Era uma vez um menino Americano que achava que era adotado , pois seu pai era muito rígido em castigos.
Esse menino havia 16 anos e ainda não tinha permissão para se alistar no exército, e decidiu se alistar na Cruz Vermelha, que o enviou para a França e ficou dirigindo ambulância durante um ano, à princípio.
De volta aos Estados Unidos, matriculou-se na “Kansas City Arts School”.
Logo depois, trabalhou em agências de propaganda, e pouco tempo depois foi contratado por uma empresa cinematográfica, onde participava da produção de cartazes.
Acima de tudo, Walt tinha muita determinação e tornou-se dublador, roteirista, animador, produtor, cineasta e acabou fundando uma das empresas mais influentes do mundo.
O seu nome era Walter Elias Disney, e a sua especialidade era animar desenhos e contos de fadas.
Walt Disney abriu uma pequena empresa produtora de contos de fadas juntamente com dois sócios, Rob (seu irmão) e Ub (seu amigo). Era o início de um império cinematográfico e de entretenimento chamado mais tarde de The Walt Disney Company.
Nesse artigo “Storytelling; conheça a narrativa da Disney”, você saberá o que significa storytelling e qual é o tema da Disney, ou simplesmente, a sua narrativa.
The Walt Disney Company
O primeiro personagem de sucesso de Walt Disney foi à menina Alice e Oswald, o coelho sortudo. Mas Alice foi roubada pelo contratante que ainda levou a equipe de Walt.
Walt cria o ratinho mais famoso do mundo
Por outro lado, esse acontecimento não desanimou o especialista em histórias, e rapidamente veio o ratinho mais famoso do mundo: Mickey Mouse.
Mickey foi desenhado a partir de círculos da imaginação de Walt, e abriu caminho para novos personagens, também humanizados, que povoariam o mundo fantástico e mágico concebido, produzido e conduzido por The Walt Disney Company.
Posteriormente vieram: a Minnie (a namorada de Mickey), o Pato Donald com Margarida e seus três sobrinhos (Huguinho, Zezinho e Luizinho), o Pateta, o Tio Patinhas, os Irmãos Metralha, e claro, o Zé Carioca (criado pelo Walt Disney em 1940 dentro do Hotel Copacabana Palace).
A missão da empresa de Walt Disney
A missão da The Walt Disney Company é e sempre foi, entreter, informar e inspirar pessoas ao redor do mundo por meio do poder da narrativa de suas marcas icônicas, mentes criativas e tecnologias inovadoras que fazem da The Walt Disney Company, a maior empresa de entretenimento do mundo.
Além da animação nas telas
Rei Leão foi além, com uma trilha sonora de alto nível, saiu das telas para o teatro musical, conquistando lugar de honra na Broadway e em teatros renomados mundo afora.
Bem como, Mary Poppins e Se meu fusca falasse mostra como a empresa foi além da ilustração, fazendo filmes humanizados.
A empresa continuou crescendo, adquiriu a inovadora Pixar, e juntas fizeram obras-primas como Toy Story, Procurando Nemo, Minha Vida de Inseto, Os incríveis, Ratatouille, entre outros…
O Oscar superou o número de estatuetas
Walt Disney foi definitivamente, a pessoa que venceu o maior número de Oscars na história. Foi indicado 59 vezes ao Oscar e levou 22 estatuetas. O sucesso possibilitou dessa maneira, a abertura de novas frentes de trabalho como a produção de filmes para adultos e a criação de canais de televisão.
Walt fundou uma Universidade de Artes
Fundou a universidade Califórnia Institute of the Arts – CalArts, 1961.
Foi a primeira instituição de ensino superior nos Estados Unidos especificamente para alunos de artes visuais e performáticas.
Em síntese, a CalArts oferece cursos de arte, música, dança, cinema, teatro, animação e literatura, tendo formado vários profissionais estabelecidos na indústria cinematográfica ao longo de sua existência.
Disney – uma empresa storyteller
Storytelling é a habilidade em contar histórias através de uma narrativa envolvente e, por outro lado, storyteller é o próprio contador de histórias. Nesse caso, storytelling é uma excelente ferramenta de branding.
Storytelling: Conheça a Narrativa da Disney
A Disney é uma empresa storyteller por excelência, o que permite a todos que interagem com ela, participar de suas histórias através das experiências que seus filmes animados e seus parques promovem. Nasceu pelas mãos de um homem que queria fazer história e fez.
Na verdade, Walt Disney criou outro mundo, enfim um mundo paralelo. Um mundo o qual as pessoas podem ir para lá, bem como se ausentarem de sua vida real e assim, viver num mundo de sonhos e fantasias. Walt Disney criou uma narrativa singular da sua marca, “viver num mundo de sonhos e fantasias” e ela se aperfeiçoou mesmo muito tempo após a sua morte em 1966.
Where dreams come true
Where dreams come true (onde os sonhos se realizam) é uma narrativa criada em 2006, partindo da narrativa inicial de Walt Disney.
à partir daqui, integrou e abrangeu todo o seu portfólio global de parques e Resorts, incluindo colaboradores e parceiros.
Esse tema: Where dreams come true, fazia parte da percepção dos consumidores de todo o mundo, constatado por uma pesquisa de dois anos.
Essa percepção dos consumidores foi fundamental para consolidar o DNA da marca juntamente ao tema Where dreams come true.
Os parques e Resorts da Disney são realmente considerados pelos seus consumidores, os lugares onde os sonhos se tornam realidade, e objeto de desejo de muitas pessoas que ainda não tiveram essa experiência.
Where dreams come true, permeou todos os pontos de contato do consumidor, do planejamento das férias e continuando durante toda a experiência de férias nos parques.
O Branding da Disney
O Branding Disney, ou seja, a construção da marca, embasada pelo tema Where dreams come true, foi tão bem planejada, que sua realização alcançou um grande sucesso e uma consolidação como uma das marcas mais conhecidas e desejadas de entretenimento do mundo.
A disney e sua narrativa, atravessam culturas, idiomas e geografias. É uma atmosfera que pode ser vivenciada em todos os parques, resorts, brinquedos e também no espírito de toda a equipe de colaboradores.
O desfile principal é realizado com a música Where dreams come true.
O mundo mágico da Disney é o lugar onde os sonhos se realizam, e tudo o que acontece por lá faz de fato você se envolver e acreditar que é possível realizar os seus sonhos. É onde a mágica acontece. A Disney encanta a todos, de absolutamente todas as idades, que tem a oportunidade de vivenciar essa experiência, tornando-a inesquecível.
Disney – uma empresa valiosa
Na pesquisa realizada pela Interbrand em 2019, a Disney ocupa a décima posição entre as empresas mais valiosas do mundo.
O valor da Disney foi gerado pela capacidade de contar histórias e pela fidelidade à sua narrativa, à sua imagem construída ao longo do tempo. O mote Where dreams come true (onde os sonhos se realizam) sempre foi levado a sério em todas as esferas da Disney e é o que resume em poucas palavras e direciona a imagem da marca, transmitindo a todos os seus valores.
Os filmes da Disney vêm emocionando pessoas do mundo inteiro de todas as idades com seus filmes animados. A animação computadorizada nos dias de hoje, é capaz de realizar milagres, mas, nenhum milagre é possível sem uma boa história.
A estratégia de Walt Disney
A estratégia utilizada por W
A estratégia utilizada por Walt Disney em seu processo criativo foi escrita por Robert Brian Dilts .
Tudo o que Walt criava, ele testava em seu próprio método.
Eram três etapas.
- O sonhador : criava as ideias, usando o máximo da imaginação, sem resistências, sem pensar na viabilidade delas. Era como se ele ouvisse a “voz da criança que sonha”.
- O realista: criar meios para colocar as ideias em pratica. Fazia o planejamento vendo o que era possível. Era a hora de ouvir a “voz da razão do adulto”.
- O critico: hora de lapidar as idéias, de pensar o que poderia dar errado. Era como se ouvisse a voz de um juíz que a tudo condena.
A primeira solução nunca era melhor na visão dele. E, mais melhorias eram executadas conforme esse processo de criação era realizado.
Walt era criativo e estrategista. Ao longo da sua vida foi um símbolo da indústria da animação e um ícone da cultura popular. A Disney nasceu pelas mãos de um homem que queria fazer história, e fez.
Ao longo da sua vida foi um símbolo da indústria da animação e um ícone da cultura popular.
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