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Segredos de Storytelling
Segredos de Storytelling. Você quer conquistar o coração do seu público?
Então que tal treinar as suas habilidades em contar histórias! Isso mesmo!!
Toda marca, pessoal ou corporativa, tem histórias para contar!
Conheça bem o seu público e conte as histórias da sua marca de forma que crie interesse para quem está do outro lado da tela! Você não tem ideia de como as histórias são capazes de impactar as pessoas!
Storytelling – Contar Histórias
Por isso Storytelling, ou “contar histórias”, é atualmente uma das ferramentas de branding com maior potencial em conquistar a empatia das pessoas.
Ao longo dessa matéria eu vou apresentar várias formas de como utilizar essa ferramenta na construção da sua marca, e claro, encantar o seu público!
Antes de começar, porém, quero que você saiba o seguinte: nem todas as suas histórias são de interesse de todos. É simples assim. O fato de você ter uma história para contar não significa que seus leitores estejam interessados em absolutamente todas elas. Pelo menos não em um primeiro momento. Sendo assim, muitas vezes você vai precisar trabalhar essa história para se tornar um conteúdo de interesse da maioria do seu público.
As pessoas precisam se projetar na sua história
Caso contrário sua história será como ver um álbum de viagens de um amigo ou como saber as últimas fofocas da vizinhança, ou seja, não trarão nada a sua existência!
Para transformar uma história em matéria universal, é necessário que as pessoas possam possam se projetar nela, que a experiência seja compartilhada mesmo em diferentes dimensões de tempo e espaço. Vamos ver como você vai conseguir.
Público Alvo
Saiba para quem você está falando. Quem é o seu público alvo? Saber para quem você vai contar uma história já é um bom começo.
A primeira sugestão em segredos de Storytelling, é praticar e desenvolver afinidades com a sua audiência.
Absolutamente tudo o que você comunicar sobre a sua marca, principalmente quando estiver contanto histórias sobre ela, precisa estar de acordo com a sua persona, sendo assim, precisa estar de acordo com o que você definiu como cliente ideal.
Linguagem
No processo de construção e consolidação da sua marca, seja ela pessoal ou corporativa, é essencial definir o estilo e o tom de linguagem, ou seja, que tipo de comunicação será a mais relevante, bem como estar sempre de acordo com as suas definições de persona e de cliente ideal. A linguagem pode ser: formal; informal; descontraído; jornalístico; objetivo.
Além da decisão que você toma com base no seu retrato de cliente ideal, sugiro não usar expressões regionais em excesso, ou termos demasiadamente complexos, isso só vai dificultar a interpretação dos textos além de desafiar a paciência da nossa audiência. Ser objetivo pode auxiliar muito no engajamento da sua audiência.
Formatos das histórias
Você pode alcançar o seu público, a sua audiência em vários lugares. Por isso prepare-se para contar as suas histórias em vários pontos de contato, o que significa transformar as suas histórias em vários formatos como: vídeos, textos, fotos, infográficos, podcast etc…
Apelo Emocional
As experiências da marca, contadas através de histórias, é uma estratégia muito boa e envolvente para alcançar o seu público e provocar uma reação na maioria das vezes positiva. Ao mesmo tempo, ao contar histórias você estará levando o seu público a um passeio pela imaginação.
Você fará vir à tona emoções e experiências que o seu público nem lembrava mais que estavam ali, guardadas. Logo, com essa estratégia, quanto mais você conhecer o seu público, melhor!
Vocativo
Use o vocativo. Invoque a sua audiência. Crie alguns termos diferenciados e exclusivos para se direcionar ao seu público, e criar identidade com ele. Termos como: “oi pessoal”, “meu caro amigo”, “ fala galera”, “meus amores”, “bom dia gente “, entre tantos outros, aos poucos vai definir o seu jeito de interagir com a sua audiência.
Vocabulário Simples
Conte as histórias para as pessoas entenderem e não para mostrar os seus conhecimentos. Sendo assim, o importante é ser entendido. A sua audiência procura respostas diretas e simples de entender.
Organização Narrativa
Muito embora cada história tenha uma narrativa própria e as vezes rica em detalhes, lembre-se de que todas elas precisam fazer parte de uma grande narrativa, que é a narrativa do perfil da sua marca. Portanto as histórias, de alguma forma devem fazer sentido enquanto parte da estrutura geral da história da sua marca. Logo, tenha sempre em mente a semente, a essência da sua marca.
Tom Emocional
Toda história provoca reações e emoções. O seu publico pode rir ou chorar, ou até mesmo ficar entediado, alguma emoção ele vai sentir. Por isso independente do tom da historia, busque sempre a empatia. Busque se colocar no lugar da sua audiência e tentar sentir o que ela vai sentir aos contar as suas próprias histórias e se, ao final dela, finalmente a sua audiência levará algo mais para as suas vidas.
Detalhes da História
Elaborar muito os argumentos de uma história, pensando somente nas reações, no que as pessoas vão sentir, pode tirar a originalidade dos argumentos.
A emoção está nos detalhes da história que você conta e não no que você espera que alguém sinta.
Cautela na Digressão em Storytelling
Ficar divagando, desviando do assunto, mesmo que momentâneo, sobre o qual se fala ou escreve, pode diminuir a força da sua comunicação, e dispersar o interesse das pessoas.
Concentre-se nos fatos, na conexão entre as ideias. Um de cada vez. Senão a força expressiva é diluída e o impacto é perdido.
Às vezes 500 palavras parecem apenas “encher linguiça”, enquanto pode ser que em 2000 palavras são percebidas como essenciais se tiver uma profunda conexão entre as ideias.
Gerar Reconhecimento Emocional
Gerar reconhecimento emocional e empatia, precisa ser uma constante meta a alcançar em cada história. A empatia ocorre quando a história ressoa com nossa própria experiência de vida e, no entanto, a lemos – ou a ouvimos – como se fosse nova. Para tanto:
a- Escolha símbolos culturais em comum: objetos e lugares de pertencimento.
b- Crie um cenário e uma atmosfera que possam ser reconhecidos.
c- Desenvolva ações de sequenciamento.
d- Foque no específico e nos detalhes que geram reações
e- Crie contrastes de situações ou personagens para realçar a emoção.
Você está interessado em continuar a aprender a escrever para ser reconhecido? Então, sugiro que você leia as seguintes estratégias narrativas para emocionar os leitores.
Emoção x Intimidade
Buscar continuamente por uma conexão emocional, não significa se abrir ou contar totalmente os seus segredos, não significa invadir a tua privacidade diante de qualquer público.
Há um limite que não deve ser ultrapassado que é definido pela essência da marca, a não ser que o tema central de sua marca é precisamente essa intimidade.
Ser Divertido é Divertido em Storytelling
Aprender a quebrar as regras de vez em quando, sair do roteiro, rir e fazer rir, gerar um impacto brincalhão pode ser o segredo para a sua marca ter interações e engajamento. Os seres humanos simpatizam com o bom humor.
O Contador de Histórias
O assunto de um contador de histórias é a sua experiência. Nesse sentido, os melhores narradores são aqueles que têm uma vida cheia de experiências e rica em possibilidades. Dessa maneira serão capazes de contar uma história com originalidade e conhecimento de causa. Você não precisa se transformar em uma celebridade. Transformar sua vida diária em narrativa pode ser tão simples quanto desafiar sua zona de conforto de tempos em tempos.
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