Posicionamento da Marca e o Branding

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RELAÇÃO ENTRE O POSICIONAMENTO DA MARCA E O BRANDING

Construir uma marca forte, definitivamente é o alvo de todo empreendedor, por isso conhecer a relação entre o posicionamento e o branding da marca é fundamental. Em síntese, todo mundo quer ter uma marca forte, contagiante e com personalidade. É fácil compreender os motivos, dessa forma,  uma marca assim se torna objeto de desejo dos consumidores. 

Existe uma relação importante entre posicionamento e branding.

Primeiramente,  é importante esclarecer que Posicionamento é, em linhas gerais, como uma marca quer ser vista, é o que você decide sobre o significado da sua marca. E Branding é, em linhas gerais, como de fato, as pessoas veem as sua marca, ou seja, a realidade dela diante dos consumidores no mercado.

ALINHAR POSICIONAMENTO E BRANDING É IMPORTANTE

Convivemos o tempo todo com as marcas. Algumas pessoas não dão importância para produtos reconhecidamente de “marcas”.  Por outro lado,  mesmo quem não se importa com elas, em algum momento acaba fazendo uma escolha por uma marca na hora de comprar algum produto.

Muitas marcas são como referências em nosso mundo, enfim fazem parte das nossas vidas. Criamos afinidade e nos identificamos com elas. Uma marca de sabão em pó, por exemplo,  pode dizer muito sobre quem você é. Assim como uma marca de sapato feminina, pode dizer muito sobre o estilo e perfil da mulher que está comprando.

Quando o posicionamento (que é o que a marca deseja ser) é alinhado com o branding (o trabalho de construção de marca para alcançar o seu posicionamento), maior serão as chances  dela criar a identificação com o seu público.

BENEFÍCIOS DE ALINHAR O POSICIONAMENTO AO BRANDING

  1. Criar afinidade e identificação mais facilmente. O público certo é alcançado, fazendo com que as marcas cresçam e se fortaleçam no mercado dentro do público que ela definiu.
  2. Desenvolver um propósito bem definido. As marcas existem sempre com um propósito, ou de resolver um problema; ou de atender uma necessidade; ou de gerar uma satisfação/desejo no cliente. Quanto mais definido for esse propósito, mais a marca será diferenciada no mercado diante dos seus concorrentes.
  3. Aumenta o valor percebido. Quando o branding é mais elaborado para se alinhar ao posicionamento, o valor percebido aumenta, e consequentemente você pode aumentar o preço a ser cobrado por ela.
  4. Explorar a comunicação com mais facilidade. Quando o posicionamento está bem definido, e as ações de branding trabalhando junto com ele, a comunicação alcança uma unidade, uma personalidade. As campanhas “conversam” entre si, são da mesma família. Se você desenvolve uma comunicação diferente a cada campanha, confunde a cabeça do público e perde as chances de fixar a marca na mente dos consumidores.

CONSEQUÊNCIAS – POSICIONAMENTO E BRANDING NÃO ALINHADOS

Quando o posicionamento e o branding não estiverem alinhados, e sim distantes, ou seja, quando as ações para construir a sua marca forem muito distantes daquilo que ela se propôs a ser no mercado, a marca encontrará situações negativas para administrar:

  1. Aumento de investimentos em propagandas desnecessárias para provar o tempo todo quem ela é;
  2. Alcance de público alvo não desejado, ou que não condiz com a marca;
  3. Comunicação sem unidade, o que pode confundir o público;
  4. Falta de diferenciação diante da concorrência.

DICAS PARA DEFINIR O POSICIONAMENTO

Definir um posicionamento para uma marca, ou mesmo para um produto ou serviço, não é uma tarefa muito fácil de ser realizada. Mas pode-se trabalhar, primeiramente pensando, questionando-se: como eu quero ser visto no mercado?

Essa definição pode levar um tempo, mas estará no caminho certo se você trabalhar com a ideia de que essa definição precisa ser algo para durar, algo um pouco mais permanente. Precisa estabelecer uma visão de longo prazo para essa definição. Posicionamento não é algo que a marca pode ficar mudando o tempo todo.

Três aspectos devem também ser levados em consideração:

  1. Relevância. Conseguir dialogar com o seu público em uma linguagem que ele entenda e com um conteúdo que ele precisa e que ele procura.
  2. Diferenciação. Se diferenciar no meio da multidão em algum aspecto diferente. Hoje todas as marcas precisam ter um bom atendimento, um preço justo, mas, o que só você pode fazer pelo seu público? Seja ou tenha algo diferente.
  3. Transparência. Ser verdadeiro e cumprir o que promete é obrigação. Precisa enxergar que lidamos com pessoas, com seres humanos, e estabelecer uma relação de confiança é fundamental. E ainda considerar que essa transparência deve permear todos os seus pontos de contato, para que a experiência do seu público com você seja autentica.

Construir uma marca, se posicionar é um desafio constante. E quem não quer ter uma marca única ou trabalhar com uma marca única, com uma empresa única que oferece um produto contagiante, com personalidade?

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