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POSICIONAMENTO DA CERVEJARIA COLORADO E A VISITA À FÁBRICA
Visitei a Cervejaria Colorado em Ribeirão Preto há alguns meses atrás, e pude ter a experiência dos bastidores da marca, e dessa forma sentir de perto o seu posicionamento refletido no mercado.
QUANDO COMEÇOU A COLORADO
FOTO SITE
A Cervejaria Colorado foi fundada em 1996 pelo carioca Marcelo Carneiro. Ele foi um dos pioneiros no Brasil da craft beer, que quer dizer em inglês, cerveja artesanal.
Mas o que é cervejaria artesanal? São cervejas produzidas quase que de forma caseira, com equipamentos pequenos que podem caber em uma cozinha comum, e na maioria das vezes, também são armazenadas em garrafas de cerveja comum. Hoje já existem no mercado grande disponibilidade de recursos e técnicas para os “cervejeiros de plantão”.
O Marcelo e sua família tinham no Rio de Janeiro um laboratório farmacêutico, e sentiam a necessidade de inovar, e de ampliar seus negócios. Dessa forma, o Marcelo, ao ser convidado por um amigo da Xingu, para ir aos EUA conhecer um brew pub, que por definição é um bar que fabrica e vende dentro dele a cerveja que serve a seus clientes, ele se apaixonou pelo tipo de negócio.
Então em 1996 o Marcelo chega em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, conhecida como a terra do chope, e tem quem a chame de Califórnia brasileira, e investe na sua paixão: cerveja, amigos e diversão.
O CRESCIMENTO DA EMPRESA
A década de 90 foi marcada por uma mudança de comportamento do consumidor brasileiro. A abertura de mercado também ampliou os hábitos de consumo da população, dessa forma estávamos preparados para novas experiências, inclusive com a cerveja, que sempre foi uma “paixão nacional”.
Então em 96 a cervejaria abriu as portas com 8 chopes diferentes e com ingredientes brasileiros. O Marcelo diz que foi chamado até de louco… Ele foi um dos pioneiros no Brasil a fabricar a cerveja artesanal. O desafio da Colorado era reproduzir esse conceito de cerveja artesanal em grande escala.
Então em 2005, com um pequeno, mas apaixonado mercado local cervejeiro, chegou a hora da Colorado crescer, e engarrafou as primeiras cervejas de trigo, batizadas de Porter e India Pale Ale. A colorado então passa então a ser uma marca. O posicionamento da Cervejaria Colorado começa a ser caracterizado.
Nessa época também chega o urso da colorado, estampado em todos os rótulos e propagandas, pintado a mão por um velho amigo. O urso tem um jeitão simpático de conversar e interagir com o público. Desiberne !
Os micro produtores das matérias primas das cervejas foram desenvolvidos na região, e se transformando em verdadeiros parceiros. Apiários, micro produtores de rapadura, mandioca, café, e quase todos são até hoje da região de Ribeirão Preto.
A fábrica foi crescendo, se desenvolvendo, contratando novos colaboradores, formando uma verdadeira família cervejeira. Muitos colaboradores estão lá desde essa época, o que demonstra um relacionamento longevo e de confiança.
FOTO INSTAGRAM
Com a fusão com a Ambev em 2015, a fábrica foi transferida para a margem da rodovia Anhanguera, ampliando em 5 vezes a produção que era de 130 mil litros para 650 mil litros /mês. O Marcelo continua na empresa, agora Ambev, como embaixador da Colorado, usando a sua expertise e criatividade para ampliar os negócios da Cerveja Colorado, mas principalmente para cuidar e manter a sua cultura original, a sua história. E principalmente para manter o posicionamento da Cervejaria Colorado.
AS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
Preocupada com a preservação da biodiversidade, a Colorado desenvolve um conteúdo em suas campanhas com o intuito de orientar, reconhecer e de conscientizar os seus públicos. Criou um slogan que é utilizado na maioria das campanhas: Biodiversidade gera deliciosidade!
O tom da comunicação é leve e divertido e ainda contam com o grito do urso: Desiberne! O urso foi criado por um amigo do Marcelo que o adotou em todas os rótulos das cervejas, dessa forma, encontrou um jeitão simpático de conversar e interagir com o público, inserido inclusive na maioria dos vídeos do canal no youtube.
A empresa também fez um trabalho de conscientização sobre a dengue com a participação da comunidade local, colocando 70 voluntários para ir de casa em casa levando informações sobre como combater o mosquito.
Conheça algumas campanhas:
– Protejo as abelhas nativas do Brasil (conscientização da preservação da natureza);
– Zé Luis do Mel (reconhecimento ao micro produtor) ;
– Colorado Morena Tropicana – a música que virou cerveja (A colorado também é música);
– Manacá Orgânicos – O sabor é cego (conscientização sobre o desperdício de frutas e legumes).
POSICIONAMENTO DA MARCA
O posicionamento da Cervejaria Colorado, ou seja como ela quer ser vista no mercado era claro para o Marcelo: uma marca com um jeito criativo e bem brasileiro de fazer cerveja.
Uma cervejaria artesanal, fabricada com matéria prima nacional de micro produtores regionais. Desenvolveu uma cultura familiar, visível na linguagem e interatividade com os seus públicos: colaboradores, parceiros, fornecedores, comunidade local e clientes.
Seus slogans: “Biodiversidade gera biodeliciosidade!” e “Desiberne!” querem demonstrar que é possível fabricar produtos de alta qualidade preservando a natureza, e contar ainda com uma linguagem leve, associada ao urso, chamando os seus públicos, com certa intimidade, para uma ação motivada pela empresa. Quando você entra no site, o urso é que te dá boas vindas!
VISITA NA FÁBRICA
Quando visitei a fábrica da Cervejaria Colorado há alguns meses atrás, tive uma experiência pra lá de bacana com a marca. Obviamente já tinha entrado no site, canal do youtube e redes sociais para conhecer e ter mais informações sobre a Colorado, e realmente a visita foi uma experiência muito especial.
Fomos acolhidos por uma colaboradora também muito especial, Bia Macedo – Sommelière de Cerveja (e vinho também), nem preciso falar que ela é detentora de grande conhecimento sobre cerveja e sua fabricação. Uma moça jovem, talentosa e com intensa afinidade com o negócio. Somente colaboradoras assim são capazes de expressar para o público o que realmente uma empresa, uma marca representa.
No inicio até achei a fábrica pequena, falta de conhecimento talvez, mas os toneis são enormes, enorme e personalizados com as imagens dos micro produtores e dos colaboradores. Fantástico!
Vivenciar a cultura da fábrica, mesmo que por pouco tempo, mostrou que a marca entrega tudo aquilo que ela promete nos canais de comunicação. Há uma comunicação integrada. O desejo de posicionamento da marca, é concretizado com o trabalho de construção dela.
DEGUSTAÇÃO
E no final, claro, a melhor parte, a degustação! Enquanto a gente tomava um tipo de cerveja, a Bia ia explicando o que era e como era feita. Uma experiência muito rica, até a rapadura (que usam na Colorado INDICA) nós provamos. Ah! E quem estava dirigindo não bebia e ainda levava um kit de cervejas pra casa.
Mas tudo que é bom dura pouco e encerramos a visita querendo mais!!! Por isso à noite fomos conhecer a Toca do Urso. É! O urso da marca. É um bar, como se fosse uma extensão da cervejaria, onde você pode beber todos os chopes da marca.
O bar simula uma caverna de urso em seu habitat natural, é incrível, eu recomendo a experiência! De dia e de noite! Enfim uma marca contagiante e divertida!
Enfim uma marca contagiante e divertida!
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