Storytelling – Conheça a Narrativa da Disney

Tempo de leitura: 8 minutos

Um menino Americano

Era uma vez um menino Americano que achava que era adotado , pois seu pai era muito rígido em castigos.

Esse menino havia 16 anos e ainda não tinha permissão para se alistar no exército, e decidiu se alistar na Cruz Vermelha, que o enviou para a França e  ficou dirigindo ambulância durante um ano, à princípio.

De volta aos Estados Unidos, matriculou-se na “Kansas City Arts School”.

Logo depois, trabalhou em agências de propaganda, e pouco tempo depois foi contratado por uma empresa cinematográfica, onde participava da produção de cartazes.

Acima de tudo, Walt tinha muita determinação e tornou-se dublador, roteirista, animador, produtor, cineasta e acabou fundando  uma das empresas mais influentes do mundo.

Um menino americano
Walt Elias Disney

O seu nome era Walter Elias Disney, e a sua especialidade era animar desenhos  e  contos de fadas.

Walt Disney abriu uma pequena empresa produtora de contos de fadas juntamente com dois sócios, Rob (seu irmão) e Ub (seu amigo).  Era o início de um império cinematográfico e de entretenimento chamado mais tarde de The Walt Disney Company.

Nesse artigo “Storytelling; conheça a narrativa da Disney”,  você saberá o que significa storytelling e qual é o tema da Disney, ou simplesmente,  a sua narrativa.

The Walt Disney Company

The Walt disney Company

O primeiro personagem de sucesso de Walt Disney foi à menina Alice e Oswald, o coelho sortudo. Mas Alice foi roubada pelo contratante que ainda levou a equipe de Walt.

Walt cria o ratinho mais famoso do mundo

Por outro lado, esse acontecimento não desanimou o especialista em histórias, e rapidamente veio o ratinho mais famoso do mundo: Mickey Mouse

Mickey foi desenhado a partir de círculos da imaginação de Walt, e abriu caminho para novos personagens, também humanizados, que povoariam o mundo fantástico e mágico concebido, produzido e conduzido por   The Walt Disney Company.

The Walt Disney Company
Mickey Mouse

Posteriormente vieram: a Minnie (a namorada de Mickey), o Pato Donald com Margarida e seus três sobrinhos (Huguinho, Zezinho e Luizinho), o Pateta, o Tio Patinhas, os Irmãos Metralha, e claro, o Zé Carioca (criado pelo Walt Disney em 1940 dentro do Hotel Copacabana Palace). 

A missão da empresa de Walt Disney

A missão da The Walt Disney Company é e sempre foi, entreter, informar e inspirar pessoas ao redor do mundo por meio do poder da narrativa de suas marcas icônicas, mentes criativas e tecnologias inovadoras que fazem da The Walt Disney Company,  a maior empresa de entretenimento do mundo.

Além da animação nas telas

Além da Imaginação
Cena do filme: Rei Leão

Rei Leão foi além, com uma trilha sonora de alto nível, saiu das telas para o teatro musical, conquistando lugar de honra na Broadway e em teatros renomados mundo afora.

Bem como, Mary Poppins e Se meu fusca falasse mostra como a empresa foi além da ilustração, fazendo filmes humanizados.

A empresa continuou crescendo,  adquiriu a inovadora Pixar,  e juntas fizeram obras-primas como Toy Story, Procurando Nemo, Minha Vida de Inseto, Os incríveis, Ratatouille, entre outros…

O Oscar superou o número de estatuetas

Walt Disney foi definitivamente, a pessoa que venceu o maior número de Oscars na história. Foi indicado 59 vezes ao Oscar e levou 22 estatuetas. O sucesso possibilitou dessa maneira, a abertura de novas frentes de trabalho como a produção de filmes para adultos e a criação de canais de televisão.

Walt fundou uma Universidade de Artes

California Institute of the arts
California Institute of the Arts

Fundou a universidade Califórnia Institute of the Arts – CalArts, 1961.

Foi a primeira instituição de ensino superior nos Estados Unidos especificamente para alunos de artes visuais e performáticas.

Em síntese, a CalArts oferece cursos de arte, música, dança, cinema, teatro, animação e literatura, tendo formado vários profissionais estabelecidos na indústria cinematográfica ao longo de sua existência. 

Disney – uma empresa storyteller

Storytelling é a habilidade em contar histórias através de uma narrativa envolvente e, por outro lado, storyteller é o próprio contador de histórias. Nesse caso, storytelling é uma excelente ferramenta de branding.

Storytelling: Conheça a Narrativa da Disney

A Disney é uma empresa storyteller por excelência, o que permite a todos que interagem com ela,  participar de suas histórias através das experiências que seus filmes animados e seus parques promovem. Nasceu pelas mãos de um homem que queria fazer história e fez.

Na verdade, Walt Disney criou outro mundo, enfim um mundo paralelo. Um mundo o qual as pessoas podem ir para lá, bem como se ausentarem de sua vida real e assim, viver num mundo de sonhos e fantasias. Walt Disney criou uma narrativa singular da sua marca, “viver num mundo de sonhos e fantasias” e ela se aperfeiçoou mesmo muito tempo após a sua morte em 1966.

 Where dreams come true

Where dreams come true (onde os sonhos se realizam) é uma narrativa criada em 2006, partindo da narrativa inicial de Walt Disney.

à partir daqui, integrou e abrangeu todo o seu portfólio global de parques e Resorts, incluindo colaboradores e parceiros.

where dreams come true

Esse tema: Where dreams come true, fazia parte da percepção dos consumidores de todo o mundo, constatado por uma pesquisa de dois anos.

Essa percepção dos consumidores foi fundamental para consolidar o DNA da marca juntamente ao tema Where dreams come true. 

Os parques e Resorts da Disney são realmente considerados pelos seus consumidores, os lugares onde os sonhos se tornam realidade, e objeto de desejo de muitas  pessoas que ainda não tiveram essa experiência.

Where dreams come true, permeou todos os pontos de contato do consumidor, do planejamento das férias e continuando durante toda a experiência de férias nos parques.

O Branding da Disney

O branding da Disney

O Branding Disney, ou seja, a construção da marca, embasada pelo tema Where dreams come true, foi tão bem planejada, que sua realização alcançou um grande sucesso e uma consolidação como uma das marcas mais conhecidas e desejadas de entretenimento do mundo.

A disney e sua narrativa, atravessam  culturas, idiomas e geografias. É uma atmosfera que pode ser vivenciada em todos os parques, resorts, brinquedos e também no espírito de toda a equipe de colaboradores.

O desfile principal é realizado com a música Where dreams come true.

O mundo mágico da Disney é o lugar onde os sonhos se realizam, e tudo o que acontece por lá faz de fato você se envolver e acreditar que é possível realizar os seus sonhos. É onde a mágica acontece. A Disney encanta a todos, de absolutamente todas as idades, que tem a oportunidade de vivenciar essa experiência, tornando-a inesquecível.

Disney – uma empresa valiosa

Na pesquisa realizada pela Interbrand em 2019, a Disney ocupa a décima posição entre as empresas mais valiosas do mundo.

O valor da Disney foi gerado pela capacidade de contar histórias e pela fidelidade à sua narrativa, à sua imagem construída ao longo do tempo. O mote Where dreams come true (onde os sonhos se realizam) sempre foi levado a sério em todas as esferas da Disney e é o que resume em poucas palavras e direciona a imagem da marca, transmitindo a todos os seus valores.

Os filmes da Disney vêm emocionando pessoas do mundo inteiro de todas as idades com seus filmes animados.   A animação computadorizada nos dias de hoje, é capaz de realizar milagres, mas, nenhum milagre é possível sem uma boa história.

A estratégia de Walt Disney

A estratégia de Walter Disney

A estratégia utilizada por W

A estratégia utilizada por Walt Disney em seu processo criativo foi escrita por Robert Brian Dilts .

Tudo o que Walt  criava, ele testava em seu próprio método.

Eram três etapas.

  • O sonhador : criava as ideias, usando o máximo da imaginação, sem resistências, sem pensar na viabilidade delas. Era como se ele ouvisse a “voz da criança que sonha”.
  • O realista: criar meios para colocar as ideias em pratica. Fazia o planejamento vendo o que era possível. Era a hora de ouvir a “voz da razão do adulto”.
  • O critico: hora de lapidar as idéias, de pensar o que poderia dar errado. Era como se ouvisse a voz de um juíz que a tudo condena.

A primeira solução nunca era melhor na visão dele. E, mais melhorias eram executadas conforme esse processo de criação era realizado.

Walt era criativo e estrategista. Ao longo da sua vida foi um símbolo da indústria da animação e um ícone da cultura popular. A Disney nasceu pelas mãos de um homem que queria fazer história, e fez.

Ao longo da sua vida foi um símbolo da indústria da animação e um ícone da cultura popular.

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