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REFLETIR SOBRE A POSTURA DA SUA EMPRESA É O PRIMEIRO PASSO
Refletir sobre a postura da sua empresa diante do time de colaboradores, é sem dúvida, o primeiro passo para uma boa comunicação interna.
Dessa forma, quais os esforços que você tem feito para comunicar aos seus colaboradores e funcionários, as estratégias da sua empresa?
E ainda, quais são as oportunidades que você cria dentro da empresa para que eles possam contribuir com as suas opiniões e pensamentos a respeito do seu próprio trabalho?
FUNCIONÁRIO BEM INFORMADO É SINAL DE PRODUTIVIDADE
Funcionário bem informado é sinônimo de produtividade e crescimento na empresa.
Funcionários e colaboradores precisam conhecer minimamente os objetivos e as estratégias da empresa.
Pessoas que trabalham sem informação, que desconhecem o seu papel na organização, ou ainda não tem ideia sobre os benefícios que ela pode proporcionar a ele e ao mercado, consequentemente tornam-se pessoas que trabalham exclusivamente por obrigação e necessidade econômica.
Esse cenário pode lhe parecer familiar, e muitas pessoas acabam vivendo essa situação em alguma fase da sua vida profissional.
Entretanto, com um pouco de visão sistêmica do negócio, você perceberá que colaboradores com esse perfil, prejudicam o ambiente corporativo.
Colaboradores desinformados, acabam trabalhando sem prioridades (pois não as conhecem), sem motivação (pois não sabe qual o seu valor nela), e de maneira desorganizada (pois não foram devidamente orientados).
O mais importante nesse contexto é conseguir deduzir o quanto é importante uma comunicação interna dentro de uma empresa. Mas o que é exatamente a Comunicação interna? Como ela funciona?
COMUNICAÇÃO INTERNA – CONCEITO
Comunicação Interna é toda e qualquer comunicação que se faz dentro da empresa dirigida especificamente para os seus funcionários, colaboradores ou equipe de representantes.
O mais importante é que a comunicação interna pode ser de diversos formatos como reuniões, murais, jornais, panfletos, intranet, cursos, treinamentos…
Entretanto, seja qual for o formato da comunicação, é possível apresentar os mais diversos conteúdos com foco nos colaboradores como: benefícios trabalhistas ou da empresa, saúde e segurança do trabalhador, leis trabalhistas, treinamentos e cursos…
Dessa forma, também é possível apresentar conteúdos com foco na própria empresa como: os objetivos e valores da empresa, o seu posicionamento, como ela quer ser vista no mercado, as suas regras, os seus lançamentos de produto, etc…
BENEFÍCIOS DA COMUNICAÇÃO INTERNA
Muitos empreendedores podem achar que desenvolver uma comunicação interna é um luxo, que isso é só para grandes empresas, entretanto isso não é verdade. Os benefícios da comunicação interna são muitos.
A verdade é que implantar a comunicação interna ou investir na melhoria dela, vai trazer muitos benefícios no diálogo com os funcionários, colaboradores, comunidade, diretores, mas, principalmente na promoção da integração entre os departamentos.
Criar um ambiente onde os funcionários possam, além de conhecer melhor a empresa, ter oportunidades de trocar ideias e adquirir mais conhecimento, consequentemente promoverá um ambiente de mais aprendizagem e mais inovação.
Além disso, uma boa comunicação, com funcionários e colaboradores bem informados, potencializa o sentimento de comunidade, de identificação, de pertencimento à companhia, as pessoas se sentirão parte de verdade da empresa.
Essa conduta por parte do empreendedor entretanto, vai gerar motivação e consequentemente melhora na produtividade, tornando ela mais competitiva, gerando forças e recursos humanos para passar pelas turbulências do mercado com mais segurança, e com sucesso!
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