A Diferença entre Público e Persona

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A DIFERENÇA ENTRE PÚBLICO E PERSONA

Público e Persona

O objetivo desse artigo é demonstrar a diferença entre Público e Persona.

Esses termos são muito utilizados no ambiente do marketing e da comunicação, e ganhou muita evidência nos últimos anos no ambiente do marketing digital.

PÚBLICO

Público é um termo utilizado para identificar todos os grupos de relacionamento que você tem na sua empresa, interno ou externo. A equipe, os fornecedores, os investidores, os parceiros, a imprensa, os clientes, e esses grupos podem ser definidos de acordo com faixa etária, formação acadêmica, renda média, localização, etnia e por aí vai…

PERSONA

Persona, entretanto, é um personagem fictício que representa o perfil que você mais busca de um público.  A Persona é definida pelos seus hábitos e comportamentos. São informações mais detalhadas e mais específicas, que vão além da faixa etária ou da formação acadêmica da pessoa. Pode incluir desde o que ela come até que filme ela gosta de assistir. E todas essas informações serão úteis no momento de desenvolver uma comunicação para elas.

Esse termo é utilizado também, no público de colaboradores, por exemplo, para definir características de comportamento conforme o perfil de uma vaga.

Mas é no público de clientes e prospects que o termo é mais utilizado.

Criar uma persona para o cliente vai ajudar a humanizar esse público, saber mais sobre as suas necessidades e desejos, desenvolver melhor a comunicação. Mas principalmente descobrir qual a dor que essa persona tem e que só o seu produto pode resolver.

PERSONA BEM DEFINIDA

Com a persona bem definida você vai conseguir alinhar estratégias de atração mais consistentes para o seu negócio. Você vai fazer uma campanha de vendas mais direcionada, um conteúdo nas redes sociais mais focado que traga maior engajamento. Aqui serve a frase: querer se comunicar com todo mundo é a mesma coisa que não se comunicar com ninguém.

Vamos supor que você tenha uma loja de roupas feminina no shopping, e a gerente observando as clientes mais fiéis encontrou características parecidas no publico que ela quer trazer mais para a loja, e a gerente também fez algumas pesquisas através de conversas informais para descobrir mais detalhes do cotidiano das clientes, e conseguiu criar uma persona, a Juliana:

  • A Juliana tem 27 anos
  • Adora se cuidar: Vaidosa
  • Profissão: é arquiteta
  • Almoço: sempre vai almoçar no shopping
  • Vai a muitas reuniões com clientes: gosta de conforto.
  • Gosta de seguir tendências de moda
  • Adora ver o instagram das blogueiras.

O QUE A JULIANA ESTÁ DIZENDO?

Tendência

O que a Juliana está dizendo para você? Que a sua empresa precisa estar de olho nas tendências, mas não adianta oferecer um look ultrassofisticado se ela gosta de conforto.

A Juliana também mostra que comunicação digital é super bacana para a sua loja, ainda mais se você investir em parcerias com blogueiras de moda do instagram. E ainda sinaliza que poderá voltar mais vezes na loja já que sempre almoça no shopping.

Pensando na Juliana não fica mais fácil criar uma comunicação estratégica para atrair ela para a loja?

PÚBLICO E PERSONA

Resumindo é isso, publico são os grupos que a sua empresa se relaciona, são os seus pontos de contato, interno ou externo. Persona são personagens fictícios que representa aquele publico que você mais busca, pode ser inclusive de colaborador, apesar de o termo persona ser mais trabalhado para o público de clientes.

Espero que eu tenha ajudado a esclarecer sobre esses termos.

Assista o vídeo desse artigo AQUI.

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