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A Hierarquia na Comunicação
A humanização das Marcas é importante?
Primeiramente, havia uma hierarquia na comunicação entre marcas e pessoas. Essa hierarquia era de cima para baixo. As marcas estavam em cima, apenas informavam o que queriam, e as pessoas estavam em baixo, apenas recebiam as informações que as marcas desejavam que elas recebessem.
A Internet
Juntamente com a internet, essa hierarquia foi dando lugar a uma conexão mais fluida e bilateral entre marcas e pessoas, fazendo por fim marca e pessoas conversarem em pé de igualdade. Só para ilustrar, como se fosse uma via de mão dupla.
Conexão Real – Fluidez entre Marcas e Pessoas
Esse relacionamento trouxe simultaneamente, na vida das marcas a necessidade de criar uma conexão real com as pessoas. E certamente, a melhor forma que encontraram foi se parecer com elas. Ou seja, se humanizar.
Por outro lado, a humanização não é algo que se conquista em pouco tempo, mas muitas marcas já estão nesse caminho há algum tempo e hoje já sabemos nitidamente que não falamos mais com empresas, e sim com pessoas da empresa, acima de tudo, que a relação é de pessoa para pessoa. É por isso que é muito importante humanizar a sua marca no contexto dos dias de hoje. Portanto segue algumas dicas para humanizar a sua marca:
1ª DICA Definição de Persona
Já sabemos que pessoas negociam com pessoas. Quanto mais características humanas sobre comportamentos e hábitos a sua marca incorporar, melhor será. De fato, definir com detalhes a persona, ou seja, o cliente ideal da sua marca irá fortalecer e consolidar a identificação que tem com os clientes reais.
Assim como, a sua comunicação será mais focada se essa persona estiver bem definida. Se o cliente perceber que o que você fala não é para ele, ele simplesmente se afasta!
2ª. DICA Narrativa Simples e Direta
Conversar de maneira humilde, simplificada, com poucas palavras afinal, fará a diferença na sua comunicação. Além do que, uma comunicação focada e acessível não precisa de muitas palavras. Exemplificando, sabe quando você encontra um amigo e pergunta como ele está, e ele resolve te contar até o que jantou ontem? É muito chato não é?
Da mesma maneira, quando uma marca conversa com uma pessoa, é melhor ir direto ao assunto, pois ninguém tem tempo de ficar esticando a conversa. Se alguém quiser detalhes, certamente irá perguntar.
3ª. DICA A Experiência Emocional
Nós humanos, frequentemente tomamos decisões baseados em emoções, necessitamos de acolhimento, gostamos da sensação de pertencimento. O que a sua marca pode fazer sobre isso? Atualmente eu vejo mais pessoas se importando com a qualidade das experiências que tem com as marcas, do que com o que estão comprando ou consumindo de fato.
Essa experiência pode ser em qualquer canal: redes sociais, telefone, loja física, sites, e_mail, etc… A experiência positiva cria uma conexão com o cliente que o fará lembrar-se de você na hora de escolher uma marca. Então reflita o quanto a experiência com a sua marca tem capacidade de gerar emoções positivas nos seus clientes.
4ª. DICA Reconhecer os Erros
Todos nós temos defeitos. As marcas também têm defeitos, as empresas falham, erram se enganam e, se isso ocorrer, deve ser comunicado ao cliente ou ao mercado. A empresa precisa assumir seus erros e tentar corrigi-lo.
Papo Reto com o Cliente
Certa vez, um lote de produção com defeito, me fez voar de Campinas para o Rio de Janeiro, 12 horas após o cliente ter recebido esse lote. Toda humildade e reconhecimento do erro, seguido de uma correção, foi necessário para manter o relacionamento e reconquistar a confiança do cliente.
Se eu não fizesse isso, talvez meu cliente achasse que eu não me importava com ele, e pior que isso, mas não improvável, seria achar que eu como responsável pela empresa, não estava preparada para assumir erros. E como meu cliente continuaria comigo dessa forma não é?
5ª. DICA O Significado da Sua Marca para o Mundo
Qual o significado da sua marca para o mundo? Em outras palavras, qual é o propósito da sua marca?
O que de fato ela pode mudar na vida das pessoas? Se o proposito for verdadeiro, ele vai transbordar e todas as pessoas ao redor vão perceber que a sua marca gera valor, e, sobretudo irá emplacar o coração do cliente de verdade.
Contexto Atual
No contexto de hoje, a empresa com propósito, é a empresa saudável, a empresa solidária, a eco empresa, a empresa que abraça uma causa, etc…
As pessoas estão ficando cada vez mais engajadas e investigando de fato se as marcas tem propósito e qual é esse propósito antes de comprar, antes mesmo de se relacionar com elas.
Receita para Humanizar a Marca
É provável que você já deva ter percebido que não existe receita para humanizar uma marca.
Resumindo, pessoas querem se relacionar com pessoas. Dessa forma para estabelecer uma conexão verdadeira com os clientes as marcas precisam se humanizar, além de ter uma comunicação simples, promover uma experiência de qualidade, ter um propósito bem definido e finalmente reconhecer seus erros quando necessário.
Empreendedores e suas Marcas
Você que tem uma empresa, ou que gerencia um negócio e tem interesse em desenvolver e evoluir suas marcas, precisa começar a pensar na construção da sua marca incorporando precisa incorporar esse contexto, é uma tendência mundial.
A humanização das marcas é fundamental.
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