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O menino Johnnie Walker
Arte de Moses Griffith – Tour na Escócia
Storytelling – A Narrativa de Johnnie Walker.
O menino John, tinha apenas 14 anos quando o seu pai morreu. O ano era 1819, o país era Escócia, no Reino Unido.
John iniciou a sua caminhada. A fazenda onde nasceu foi vendida, e imediatamente o dinheiro foi usado para abrir uma mercearia. A mercearia tinha o seu nome na porta: John Walker. Ou Johnnie posteriormente como ficou conhecido.
De antemão, Johnnie queria oferecer a seus clientes algo mais consistente e único além do que já existia na época. Do mesmo modo, ele tinha anotações detalhadas de tudo o que havia na mercearia. Eram ervas temperos, chás, cafés, e o mais importante: uísque.
O negócio de John cresceu, comprou uma famosa destilaria, a Cardhu, e as pessoas falavam sobre o uísque dos Walkers.
A tradição
Seu filho Alexander manteve a tradição, o negócio continuou crescendo, tornando-se o maior produtor primeiramente da Escócia, e posteriormente do mundo, com ajuda inicialmente dos capitães de navio da região que trabalharam como agentes da marca. Dessa forma, o nome de seu pai foi levado ao redor do mundo.
Alexander desenvolveu a garrafa quadrada, ao mesmo tempo que desenvolveu um rótulo na diagonal. Logo, a garrafa quadrada permitiu a redução da quebra das garrafas durante a viagem e o rótulo na diagonal significava letras mais fortes. Tudo isso junto dava ao Johnnie Walker uma presença única e inconfundível em qualquer prateleira do mundo.
Os filhos de Alexander, George e Alexander, continuaram com o negócio e imediatamente compraram o que conhecemos como a casa Johnnie Walker e um estoque infinito do que há de melhor entre os whiskys escoceses.
Eles continuaram a tradição em excelência em blending lançando o Red, Black e o Blue Label de hoje. Grandes marcas dominantes e são os whiskys mais vendidos no mundo hoje.
Em 1908 o Striding Man (homem andando a passos largos) foi desenhado pela primeira vez por um famoso ilustrador da época: Tom Browne. Eles obviamente queriam uma figura que representasse seu avô e seu whisky. Muito diferente em relação às vestimentas e como John Walker se vestia de verdade, mas passava a imagem de uma pessoa muito progressista, viajante, que conhecia o mundo. Em síntese, uma figura muito confiante.
Em certo momento, o personagem deixou de ser uma pessoa e virou um ícone, da maneira como o vemos hoje.
Storytelling – A Narrativa de Johnnie Walker: Keep Walking
“A ideia com o striding man, sempre foi sobre seguir em frente, e foi em 1999 que veio a ideia “Keep Walking”. Pois se trata de progresso, não apenas nosso progresso, mas progresso pessoal. Progresso para pessoas ao redor do mundo, a oportunidade de celebrar suas conquistas com Johnnie Walker. Continuar caminhando e olhar para o futuro”. (Tom Jones – Embaixador Mundial > Johnnie Walker).
Duzentos anos se passaram e Johnnie Walker continua caminhando. Não é apenas o melhor whisky do mundo, é um símbolo internacional de progresso.
É uma bebida alcoólica destilada se apresentando como incentivadora das pessoas em seus passos pela vida. Pura ousadia!
Mas para a marca Johnnie Walker encorajar o público a seguir em frente faz sentido, porque essa é a verdade da marca. É isso que ela vem fazendo a mais de dois séculos. E o sentido disso só cresce com a variedade de interpretações criativas que vem recebendo em suas diferentes fases de comunicação.
O caminho é longo, e desde o início a marca vem sabendo explorar as alternativas que se apresentam em seu caminho.
O Storytelling se consolida com o tempo
Veja que o storytelling, a narrativa da marca Johnnie Walker: “Seguir em frente” começou com as primeiras ideias do seu fundador, mantida por seus filhos e netos através da tradição que a marca faz questão de manter. É uma ideia que foi amadurecendo com o passar do tempo, se transformando em algo valioso, que de fato representa DNA da marca.
A marca precisou de tempo, de maturação, de tradição. Valores que se consolidaram e que continuam fortemente presentes em suas histórias simultaneamente. Histórias das campanhas, dos produtos, das embalagens, e até dos colaboradores. Tudo que envolve Johnnie Walker, a partir de certo momento, passa a carregar essa narrativa: “Keep Walking”.
A equipe de blending, que desenvolvem novos maltes e sabores, frequentemente buscam inspirações nas anotações de Alexander até hoje. É um respeito à origem da marca, à origem do que deu certo.
A experiência Johnnie Walker
Em 2018, em Madri, abriu um espaço para degustação e ao mesmo tempo oferecer boas experiências aos apreciadores de whisky. A loja também oferece experiências virtuais como: “Conheça a Escócia por meio de Johnnie Walker”, que permite que os visitantes conheçam a marca mais de perto fazendo uma excursão virtual pela Escócia.
Assista a trajetória da marca através do tempo AQUI.
Assista a visita à fábrica Johnnie Walker feita pela empresa Reclame, clicando AQUI.
Assista a campanha: “O gigante não está mais adormecido”, que a Johnnie Walker fez para o Brasil AQUI.
Assista o vídeo desse artigo AQUI.
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