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Todos nascem com potencial criativo
Como estimular a criatividade é um desafio nos dias de hoje. Todos nascem com potencial criativo mas alguns de nós esquecemos.
Passamos boa parte do nosso tempo tentando desenvolver a criatividade que sempre esteve lá, muitas vezes escondida atrás de preconceitos ou barreiras mentais.
Quando alguém diz que está querendo aumentar a criatividade , geralmente ela quer:
- Encontrar a solução de um problema
- Descobrir maneiras diferentes de fazer a mesma coisa
- inventar um novo uso para a mesma coisa
- criar uma diferenciação no mercado
O que precisamos para criar?
Para estimular a criatividade precisamos:
- Ter um olhar criativo, e também um olhar atento. Tudo o que vemos durante o dia pode ser um estímulo, assim como, pode ser um input, ou seja, uma referência.
- Estudar muito, ser curioso, ou seja, querer aprender sempre.
- Pensar diferente. Se conversarmos sempre com as mesmas pessoas e irmos aos mesmos lugares, teremos sempre as mesmas idéias.
- Sair da zona de conforto e ter coragem para isso. O que significa, mudar o caminho do trabalho, fazer uma comida diferente, fazer a atividade física em lugares diferentes, enfim, sair da rotina.
- Relaxar de vez em quando. Muito foco e dedicação precisam ser intercalados com momentos de relaxamento. Frequentemente, o cérebro precisa de um momento para assimilar e processar o que observou, o que aprendeu.
- Organize as suas idéias. O processo criativo geralmente é desorganizado, dessa forma, organize as suas criações mentais. Faça um mapa mental colocando a ideia principal no centro as demais em torno dela. Logo, você terá uma visibilidade mais organizada das suas idéias e, ao mesmo tempo não as perderá de vista.
A estratégia de Walt Disney
Robert Brian Dilts é autor, trainer e consultor de PNL. Ele escreveu sobre a estratégia que Walt Disney usava em seu processo criativo.
Eram 3 etapas.
- O sonhador : criava todas as ideias, usando todo o seu potencial de imaginação. O objetivo era criar as ideias mais fantásticas possíveis, sem inibições e sem pensar se era viável ou não.
- O realista: criar meios para colocar as ideias em prática. Era a hora de fazer o planejamento, fazendo o possível para tornar cada sonho em realidade.
- O crítico: hora de lapidar as idéias pré concebidas, dessa forma criando meios para colocá-las em prática, sem medir esforços para que isso acontecesse.
A primeira solução nunca era melhor na visão dele. E, conforme esse processo cíclico de criação se repetia, mais melhorias eram executadas.
A estratégia de Walt Disney não é uma receita a ser seguida incontestavelmente, mas demonstra como é importante ter um método para desenvolver a sua criatividade.
Descubra o que funciona ou não para você. Não há melhor jeito de ser mais criativo do que usando a sua imaginação!
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