Tempo de leitura: 3 minutos
CONVIVEMOS COM NOSSAS HABILIDADES E APTIDÕES
Habilidade e aptidão na sua vida. Convivemos com as nossas habilidades e aptidões diariamente, e muitas vezes, nem percebemos que elas estão ali, ao nosso lado.
No trabalho, nas relações familiares e entre os amigos elas estão presentes mas enfim, como saber o que é habilidade e o que é aptidão?
APTIDÃO – CONCEITO
Aptidão está presente naquelas coisas que naturalmente você sabe fazer, e faz com pouca ou nenhuma dificuldade, mesmo sem antes nunca ter praticado. Vem de fatores hereditários, emocionais ou da própria personalidade, somados ao ambiente em que vive, é claro. Está ligado também ao prazer em executar e na maioria das vezes terá uma excelente qualidade na execução.
Essas aptidões podem tornar uma pessoa capaz de adquirir e se aperfeiçoar em várias áreas como lógica, a artística, ou humanas.
HABILIDADE – CONCEITO
Habilidade, diferente da aptidão que fazemos naturalmente, são capacidades que adquirimos através de treino, ou seja, através do trabalho, de um curso, enfim, se adquire treinando.
Dessa forma, habilidade é aquilo que as pessoas adquirem com as suas experiências de vida.
EXEMPLOS DE APTIDÃO E HABILIDADE
- Aptidão verbal: é a capacidade de uma pessoa se comunicar. Habilidade: Fazer apresentações, dar palestras.
- Aptidão cognitiva: capacidade de aprender, compreender, integrar informações. Exemplo: memória ou percepção.
- Aptidão motora: coordenação de movimentos, equilíbrio. Habilidade: dirigir.
- Aptidão acadêmica (facilidade para os estudos). Habilidade adquirida na formação acadêmica, exemplo: nutricionista.
- Aptidão humana: compreender o próximo, conviver com as pessoas em harmonia. Habilidade: trabalho voluntário, solidariedade.
NEM TODA HABILIDADE NASCE DE UMA APTIDÃO
Nem toda habilidade precisa nascer de uma aptidão pré existente.
À princípio, um palestrante, pode não ter uma aptidão verbal, e nem se comunicar com persuasão em público, mas pode adquirir essa habilidade ao longo da vida com as suas experiências, com cursos, se transformando dessa forma, em um talentoso palestrante.
Uma cozinheira, pode não aptidões na cozinha, mas por outro lado, cozinhou tanto ao longo da vida, aprendeu e acabou adquirindo habilidades culinárias se transformando em uma grande cozinheira ou chef de cozinha.
Enfim, uma não depende da outra, podem andar juntas.
Dessa forma, habilidade e aptidão podem andar juntas e você pode transformá-las em grandes aliadas na caminhada da vida.
COMO DESCOBRIR AS SUAS APTIDÕES?
Como descobrir as aptidões, dependerá muito de pessoa para pessoa, é muito individual. Frequentemente, é preciso mais do que oportunidade e curiosidade, mas principalmente é preciso estar “apto” a fazê-lo, ou seja, é fazendo, é experimentando, é tentando, enfim, é “colocando a mão na massa”.
“Ao longo da vida faça o que aparecer com todo amor e boa vontade, assim você vai descobrindo aquilo que você tem mais facilidade, que você faz com mais prazer, aquilo que você gosta e onde a sua inteligencia tem mais fluidez”. (Caio Fabio, escritor e psicanalista).
Não fique focado apenas em uma única atividade só porque acha que tem talento. Explore outras coisas. Adquira mais habilidades, quantas a vida te der oportunidades e verá quantos caminhos essas habilidades pode te dar.
SOMOS CAPAZES DE APRENDER
Nós seres humanos, somos capazes de aprender e de adquirir quaisquer habilidades, basta querer aprender, praticar e enfim, “por a mão na massa”.
É uma construção, é um caminho a percorrer ao longo da vida.
Reflexão: Quais foram as habilidade que você descobriu que tinha nos últimos tempos?
Veja esse conteúdo em vídeo AQUI.
Conheça o meu canal no YouTube Aqui.
Conheça o meu Instagram Aqui.
Link permanente